Eleições

União Brasil: convenção tem Galoucura, Márcia Fu e Ceguinho

Facção da torcida do Atlético comparece em apoio a pré-candidato; ex-jogadora de vôlei da seleção e humorista vão disputar o pleito

Por Marcelo Machado
Publicado em 23 de julho de 2022 | 20:14
 
 
Integrantes da Galoucura estenderam bandeira no plenário da ALMG em convenção do União Brasil Foto: Marcelo Machado - O TEMPO - 23.7.2022

De futebol a vôlei, passando pelo humor, a convenção estadual do União Brasil teve de tudo um pouco neste sábado (23), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. Antes do início marcado para as 14h, ainda na parte externa, na Praça da Assembleia, uma batucada animava os militantes, partidários e pré-candidatos que chegavam para o encontro da legenda.

Uma charanga da Galoucura, facção da torcida do Atlético, logo chegou para aumentar o volume dos tambores. Com bandeiras e faixas, os integrantes da facção manifestavam apoio ao vereador Léo Burguês, pré-candidato pelo partido a deputado federal. 

"Um, dois, três, Galoucura é Léo Burguês!", gritavam eles.

Já no plenário da ALMG, os integrantes da Galoucura penduraram bandeiras no mezanino e gritaram pelo nome do vereador e pré-candidato quando ele discursou.

Medalha de bronze pela seleção brasileira de vôlei em 1996, a ex-jogadora Márcia Fu, mineira de Juiz de Fora, foi oficializada como candidata a deputada estadual pelo União Brasil na convenção.

"Como mulher negra, tenho muito orgulho de fazer parte deste novo time", disse Márcia Fu ao discursar rapidamente no plenário, explicando que foi convidada pelo amigo Paulinho Neves, ex-prefeito de Guarani (MG). 

Já o humorista Geraldo Magela, o popular Ceguinho, deficiente visual, foi oficializado como candidato a deputado federal. Ele fez todo mundo rir durante o discurso que acabou virando um rápido stand up.

"Deixa eu virar de frente aqui... Ê mulherada maravilhosa! Além de mandar na gente, agora está mandando no mundo inteiro. Enche os nossos olhos", iniciou Magela.

"Eu fui candidato pela primeira vez, perdi; a segunda, perdi...E eu não quero pedir música no Fantástico. Dessa vez eu quero ganhar com a estrutura que me foi oferecida. O meu número é muito fácil de decorar: 4469", disse, provocando risos pela alusão inevitável dos dois últimos números. "Vocês estão rindo de quê? Foi sorteado, número 4469."

Em seguida, Magela falou em exemplo de superação.

"Não desistam dos seus objetivos. Nós, que somos cegos, temos 80% menos de possibilidade de aproveitar a vida por causa da falta de visão, que é fundamental. Mas, no meu caso, eu faço os 20% transformar em 100%, e lamento que tem gente que tem 100% e não usa 20%. Usa 80% para ficar reclamando da vida. Obrigado, um abraço, sucesso para todos nós", finalizou o humorista e pré-candidato. 

O plenário da ALMG ficou lotado para a convenção do União Brasil, que aprovou a lista dos 54 pré-candidatos a deputado federal e 78 pré-candidatos a deputado estadual. O partido, por ora, não tem posição para chapa majoritária, podendo compor alguma aliança com nome para vice-governador ou senado, a depender do acordo político.

A mesa no plenário foi composta pelo presidente nacional da legenda, Luciano Bivar, que é pré-candidato à Presidência da República; pelo vice-nacional Antônio de Rueda; pelos presidente e vice-estadual, respectivamente os deputados federais Marcelo Freitas e Bilac Pinto; além da senadora Soraya Thonicke, entre outros que também a compuseram e discursaram.