O América perdeu para o São Paulo por 1 a 0 na tarde deste domingo (12), no Morumbi. Patrick, aos 34 minutos do primeiro tempo, marcou o gol da vitória dos paulistas, de cabeça, após cruzamento de Igor Vinícius.
O Coelho teve quatro grandes chances no início da partida, mas não conseguiu abrir o placar. Em sua primeira descida, o São Paulo não perdoou e marcou o gol do vitória.
Essa foi a segunda derrota seguida do América, que já havia perdido para o Ceará em casa, na última quarta (8). O time de Vagner Mancini estacionou nos 14 pontos, na 9ª colocação, mas pode descer mais um degrau na tabela até o fim da rodada.
O revés acende a luz de alerta no Coelho. Agora, o time está a apenas dois pontos da zona de rebaixamento. O primeiro no Z-4 é o Cuiabá, que tem 12 pontos.
A derrota estendeu ainda mais o tabu do América no Morumbi. A equipe mineira nunca bateu o São Paulo fora de casa. São 11 jogos, com oito derrotas e três empates.
Agora, o América enfrenta o Fluminense, às 21h30 desta quarta-feira (15), no Independência.
Já o São Paulo visita o Botafogo, às 16h desta quinta (16). O Tricolor quebrou uma sequência de quatro empates consecutivos e voltou a vencer no Brasileirão depois de quase um mês.
O jogo
O América começou a partida dominando o adversário. Logo nos 10 primeiros minutos, o Coelho finalizou quatro vezes. Na primeira volta do relógio, a bola sobrou para Aloísio Boi Bandido dentro da pequena área, mas ele chutou para fora, à esquerda de Jandrei.
Um minuto depois, aos três, Felipe Azevedo achou Everaldo numa inversão da esquerda para a direita. O ponta do América acertou o alvo, mas a bola foi em cima de Jandrei, que a espalmou para o lado direito.
Aos sete da primeira etapa, uma nova grande chance para o América: Patric recebeu na linha de fundo e cruzou para trás. Everaldo dominou e bateu no canto. A bola desviou e morreu na trave esquerda de Jandrei.
A quarta oportunidade veio aos 10 minutos. Desta vez, em um contra-ataque, no qual Everaldo desceu em velocidade pela direita e cruzou para Felipe Azevedo, que saiu da esquerda para ocupar a posição de centroavante. O ex-Santos cabeceou para fora, à esquerda de Jandrei, a centímetros do gol do São Paulo.
A partir daí, o São Paulo conseguiu equilibrar o jogo. Ainda assim, aos 24 minutos, o América conseguiu uma envolvente triangulação no meio-campo. Marlon foi no fundo e cruzou para Aloísio, que cabeceou para defesa difícil de Jandrei.
Quatro minutos depois, Rogério Ceni precisou fazer a primeira mudança. O volante Luan sentiu a coxa esquerda e deu lugar ao meia Patrick. Atuando pela esquerda, o substituto recebeu cruzamento de Igor Vinícius, aos 33 minutos, e cabeceou para o fundo do gol. O Tricolor abriu o placar em sua primeira finalização no gol.
Após o gol, o América só chegou em uma cabeçada de Aloísio, que obrigou Jandrei a fazer uma defesa tranquila no centro do gol. O São Paulo deixou o esquema com três zagueiros e equilibrou as ações.
São Paulo controla o jogo
No segundo tempo, o São Paulo controlou o ritmo da partida e pouco sofreu. O time voltou com outra mudança: o volante Gabriel Neves deixou a partida para a entrada do ponta Rigoni. Com a alteração, Rogério Ceni avançou suas peças e mudou o esquema do time pela segunda vez no jogo. Agora, um 4-1-3-2, com apenas Pablo Maia como volante.
A primeira oportunidade do segundo tempo só veio aos 15 minutos. Em trama ofensiva do São Paulo, Calleri achou Rodrigo Nestor, que bateu para fora, à esquerda de Jaílson.
Como resposta, Mancini fez a primeira mexida no América: Aloísio deixou o campo para dar lugar a Wellington Paulista. Dois minutos depois, Ceni fez sua terceira: Luciano saiu e Rafinha entrou.
O Tricolor manteve o esquema, mas adiantou Igor Vinícius para a segunda linha, como ponta direita, e Rigoni virou o companheiro de Calleri na frente. A mudança surtiu efeito logo de cara: adiantado, Igor encontrou Patrick na área, que girou em cima do defensor do América e bateu para fora.
O América respondeu com duas mexidas: Lucas Kal e Everaldo deixaram o campo para as entradas de Gustavinho e Henrique Almeida. Dessa maneira, Mancini deixou o time mais ofensivo, com dois centroavantes e apenas dois volantes (Juninho e Alê).
O jogo continuou no controle do São Paulo, já que o América não conseguia oferecer o mesmo perigo do início do primeiro tempo.
Para assegurar a vantagem, Rogério Ceni fez mais duas mudanças aos 32’ do segundo tempo: Andrés Colorado e Wellington entraram nos lugares de Reinaldo e Igor Vinícius. Daí, Rodrigo Nestor passou a atuar ao lado de Calleri, e Rigoni voltou ao lado direito do meio-campo, com Colorado como volante.
Mancini ainda tentou mais duas alternativas: Marlon e Felipe Azevedo saíram para as entradas de Danilo Avelar e Arthur. A tentativa era fazer uma dobradinha com “sangue novo” pela esquerda.
O América tentou em alguns cruzamentos, mas não conseguiu oferecer qualquer ameaça ao adversário. O goleiro Jandrei sequer trabalhou na segunda etapa.
Ficha técnica
Local: Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Rodrigo Nestor e Miranda (São Paulo); Henrique Almeida e Wellington Paulista (América)
Gols: Patrick aos 34' do primeiro tempo
Público: 26.847
Renda: R$ 1.098.878,00
São Paulo: Jandrei; Igor Vinícius (Andrés Colorado), Miranda, Léo e Reinaldo (Wellington); Luan (Patrick), Gabriel Neves (Rigoni), Pablo Maia e Rodrigo Nestor; Luciano (Rafinha) e Calleri. Téc: Rogério Ceni
América-MG: Jaílson; Patric, Conti, Éder e Marlon (Danilo Avelar); Lucas Kal (Henrique Almeida), Juninho e Alê; Everaldo (Gustavinho), Aloísio Boi Bandido (Wellington Paulista) e Felipe Azevedo (Arthur). Téc: Vagner Mancini