Nesta quinta-feira (9), o América encaminhou uma solicitação à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedindo o áudio da cabine do VAR da partida contra o Ceará, no Independência, válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube fez o pedido porque acredita que o primeiro gol do atacante Mendoza deveria ter sido anulado por ter atingido com o braço o rosto do lateral-direito Patric.
Comunicado oficial – Solicitação para a Comissão de Arbitragem da CBF
➡️ https://t.co/wWg5wJzpWe pic.twitter.com/SIicp9ZuHc
O árbitro Douglas Marques das Flores foi chamado à cabine do VAR para avaliar um lance de falta no lateral-direito Patric, mas após assistir o vídeo, Flores decidiu validar o gol, assumindo responsabilidade pela interpretação da jogada. Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Vagner Mancini criticou a decisão da arbitragem. Segundo o comandante, o gol do atacante Mendoza deveria ter sido anulado, e o jogador tinha que receber o cartão vermelho.
“Há um choque, há um braço levantado no rosto do Patric, há um VAR que chama e o árbitro acaba chamando a responsabilidade para si. Eu vi o lance agora no vestiário, a gente não consegue mais interpretar o que se passa na cabeça dos árbitros. Eu não sou árbitro, eu sou técnico e tô aqui discutindo um lance que talvez tenha sido fundamental para que a vitória do Ceará acontecesse na partida, comentou Mancini.
Com a derrota para o Ceará, o América caiu para a oitava posição na tabela de classificação da Série A. O Coelho ainda pode ser ultrapassado por São Paulo e Botafogo, caso vençam os seus jogos.