O técnico Marquinhos Santos enalteceu o comportamento do América na partida desta terça-feira (15), que garantiu a classificação à fase de grupos da Copa Libertadores. Após empate com o Barcelona de Guayaquil-EQU em 0 a 0 no tempo normal, o Coelho levou a melhor na cobrança de penalidades e venceu por 5 a 4, em uma noite brilhante do goleiro Jailson. Durante os 90 minutos, o jogador de 40 anos evitou o revés americano e, nas penalidades, defendeu a cobrança de Quiñonez.
“Nossa equipe mostrou muita personalidade, muita organização dentro daquilo que foi proposto e treinado. Tivemos de iniciar o jogo com uma estratégia diferente daquilo que eu gosto e o América sabe jogar, o futebol propositivo. Recuamos as linhas e colocamos a bola a favor do Barcelona. A partir dos 15 minutos, subimos a marcação, adiantamos a equipe e conseguimos controlar o jogo novamente”, analisou o treinador.
A partida no estádio Banco Pichincha contou com a presença de cerca de 50 mil torcedores do time equatoriano, e o comportamento do público também foi elogiado por Marquinhos Santos.
“Agradecer ao povo equatoriano pela forma como nos receberam. Um estádio lotado que soube respeitar o América, que soube respeitar as pessoas e mostrar civilização. Mostrar que os povos podem viver juntos, até mesmo pelo que estamos vendo da Guerra na Ucrânia”, ressaltou.
Com a vaga assegurada na Libertadores, o Coelho volta a campo no sábado (19), quando se despede do Campeonato Mineiro, contra o Tombense, às 16h30, no Independência, pela 11ª e última rodada da fase classificatória. Em sexto lugar, com 14 pontos, o Coelho não tem mais chance de ir à semifinal do Estadual.