A janela de transferências do meio do ano se abre somente no próximo dia 10, mas o América já se antecipou e encaminhou duas negociações. O Coelho fechou a contratação de um atacante e liberou um zagueiro para acertar com um time português.
O jogador de ataque a caminho do América é o uruguaio Facundo Labandeira, de 29 anos. O atleta rescindiu com o Vila Nova-GO, o que abriu caminho para que o Coelho fechasse um empréstimo junto ao Defensor-URU, válido até o fim do ano. Resta apenas a conclusão dos exames médicos - o que ocorre nesta sexta-feira (4), em Belo Horizonte - para que o uruguaio seja anunciado oficialmente.
Em contrapartida, está prestes a deixar o América o zagueiro Pedro Barcelos. O defensor, de 29 anos, viajará nas próximas horas a Portugal para acertar com o Viseu, clube da segunda divisão local. O Coelho manterá 40% dos direitos econômicos do jogador.
Barcelos teve uma passagem discreta pelo América, que começou em janeiro de 2024. Desde então, o defensor fez apenas quatro jogos, nenhum como titular. O fato de o Coelho ter outros quatro zagueiros no elenco profissional (Ricardo Silva, Lucão, Júlio e Rafa Barcelos) facilita a liberação de Pedro.
Labandeira
O novo atacante do América defenderá seu quarto clube no Brasil. Para além de atuar pelo Vila Nova, Labandeira jogou também por Sport e CRB nas últimas temporadas. No período, o atleta fez 120 jogos, marcou 10 gols e contribuiu com sete assistências.
Antes da experiência no Brasil, Facundo defendeu somente clubes locais. Depois de ser revelado no Nacional, passou por Progreso, Danubio e Boston River antes de chegar ao próprio Defensor.