O América se manteve vivo em toda partida, mas não conseguiu evitar a derrota por 1 a 0 para o Coritiba no Couto Pereira, em Curitiba, neste domingo (15). O volante Andrey marcou o gol da vitória do Coxa nos acréscimos do primeiro tempo, de cabeça, após cruzamento do lateral-esquerdo Egídio, ex-Cruzeiro. 

O Coelho jogou a maior parte do jogo com um jogador a menos. Aos 38 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Iago Maidana dividiu uma bola com o centroavante Léo Gamalho com o pé alto. Já amarelado, o ex-Atlético recebeu o segundo cartão e foi expulso. 

A partir daí, o Coritiba dominou a partida e teve a maior parte da posse de bola. O goleiro Jaílson fez belas defesas para manter o América no jogo, uma delas em finalização do zagueiro Henrique, dentro da área.

Em outra, o atacante Fabrício Daniel, que passou pelo Coelho na temporada passada, testou o arqueiro, que espalmou para escanteio.

Em mais uma, aos 34 do segundo tempo, Neilton arriscou de longe e obrigou Jaílson a fazer nova defesa espalmando para fora. 

O atacante Aloísio 'Boi Bandido' iniciou um jogo com a camisa do América pela primeira vez. Sem muitas oportunidades, deixou o campo para a entrada do também centroavante Henrique Almeida. 

O técnico Vagner Mancini ainda tentou fazer mudanças para levar o empate para casa. Juninho Valoura substituiu o meio-campo Rodriguinho, enquanto Kawê entrou no lugar de Pedrinho. 

Mas, o América só pressionou na reta final da partida. Sem matar o embate, o Coritiba passou a valorizar a posse de bola. Em um escanteio, o meia Robinho bateu a bola quase para o campo defensivo para evitar a pressão americana. 

Com a vitória, o Coritiba subiu para o quinto lugar com 10 pontos, enquanto o América permaneceu em sétimo, com um ponto a menos.

A equipe de Gustavo Morínigo encara o Atlético-GO na próxima rodada, em Goiânia, no sábado (21), às 16h30.

Já o América terá o Deportes Tolima, em Ibagué, na Colômbia, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, às 21h desta quarta (18). O Coelho soma apenas um ponto e precisa evitar a eliminação. 

Pelo Brasileirão, a equipe de Vagner Mancini tentará a reabilitação diante do Botafogo, no Independência, às 21h deste sábado. 

Ficha técnica

Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre (Neílton), Henrique, Luciano Castán e Egídio; Andrey, Willian Farias e Régis (Robinho); Hugo (Fabrício), Alef Manga (Warley) e Léo Gamalho (Clayton). T.: Gustavo Morinígo

América-MG: Jailson; Patric (Raúl Cáceres), Iago Maidana, Conti, Éder e Marlon; Lucas Kal, Rodriguinho (Juninho Valoura) e Índio Ramírez (Arthur Soares); Pedrinho (Kawê) e Aloísio (Henrique Almeida). T.: Vagner Mancini

Onde: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 15/05/2022, às 17h30 (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa-RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (PB)
Cartões amarelos: Willian Farias (Coritiba); Índio Ramírez, Arthur Soares e Rodriguinho (América)
Cartão vermelho: Iago Maidana (América)
Gol: Andrey aos 47 minutos do primeiro tempo