O América empatou contra o Corinthians por 1 a 1, neste domingo (29), na Neo Química Arena, em jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de Aloísio ter colocado o Coelho à frente do marcador aos 22 minutos do 2º tempo, Gustavo Mosquito igualou o placar aos 37 minutos, quando a primeira vitória longe de Belo Horizonte escapou pelos dedos do time de Vagner Mancini.

O retorno de Juninho à equipe titular foi a principal novidade de Mancini. De volta aos relacionados após se recuperar de lesão, o capitão formou o meio-campo ao lado de Lucas Kal e Alê. Já a surpresa foi a ausência do zagueiro Éder, poupado por desgaste muscular. Assim, Luan Patrick formou o miolo de zaga ao lado de Iago Maidana. O Coelho, então, entrou em campo na Neo Química Arena com Jailson; Patric, Luan Patrick, Iago Maidana e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê; Felipe Azevedo, Gustavinho e Aloísio.   

América e Corinthians protagonizaram um 1º tempo nada empolgante. Embora visitante, o Coelho teve o jogo mais à própria feição. Não à toa, finalizou contra o gol de Cássio quatro vezes, mesmo com 40% de posse de bola. Os mandantes, por exemplo, mesmo com a posse por 60% do tempo, arremataram apenas três. Enquanto pressionava a saída de bola adversária, o América se sentia confortável na Neo Química Arena. 

Aos 12 minutos, Lucas Kal quase abriu o marcador. Quando o Corinthians ensaiava um contragolpe, o volante interceptou um passe de Roni para Renato Augusto e arriscou da intermediária. A bola desviou em Du Queiroz, encobriu Cássio, adiantado, e explodiu no travessão. Kal viria a exigir o goleiro alvinegro novamente aos 26 minutos. O volante bateu a carteira de Renato Augusto quando o meio-campista tentava conduzir a bola na intermediária e, assim como antes, finalizou de fora da área, mas Cássio espalmou para a linha de fundo.

A chance mais clara do Coelho saiu dos pés de Aloísio. Aos 25, após bate rebate e rebate na área corintiana, o atacante, mesmo incomodado por Gil, tentou uma bicicleta próxima à marca de pênalti, mas a bola saiu rente à trave direita de Cássio. Aloísio até balançaria as redes aos 45 minutos, quando recebeu lançamento em profundidade de Iago Maidana já dentro da área. O “Boi Bandido” deu um lençol no goleiro adversário e entrou com bola e tudo, mas estava em posição irregular.  

Jailson, por sua vez, pouco se assustou, já que o Corinthians finalizou a gol apenas duas vezes. Na primeira, aos 24 minutos, Róger Guedes atraiu Marlon e Luan Patrick de uma vez para a linha de fundo e encontrou Rafael Ramos livre, na entrada da área, em passe calcanhar. O lateral-direito cortou para dentro e arriscou, mas, com o pé ruim, facilitou o trabalho de Jailson. Aos 28, outro arremate, mas em jogada na ponta esquerda. Em contra-ataque, Willian foi acionado por Guedes, cortou para dentro e finalizou, mas nas mãos do goleiro americano. Inclusive, o meia de 33 anos deixaria o gramado, lesionado, aos 44, cedendo lugar a Adson.

Ainda que Vítor Pereira tenha voltado para o 2º tempo com duas modificações, o cenário do confronto nada mudou. O meio-campista Roni e o centroavante Júnior Moraes ficaram no vestiário para as entradas de, respectivamente, Maycon e Gustavo Mosquito. Do lado do América, o zagueiro Gustavo Marques substituiu Maidana. Entretanto, era o Coelho quem mais assustava, não o Corinthians. Logo aos 5, Gustavinho alçou na área e Aloísio, sozinho entre Raul Gustavo e Fábio Santos, testou contra o chão, mas sem força. Dois minutos depois, o zagueiro Luan Patrick, em cobrança de falta frontal, finalizou rasteiro rente à trave direita de Cássio.

Aloísio seguia como o principal argumento ofensivo do Coelho. Aos 14, o centroavante exigiu que Gil bloqueasse uma finalização após rebote. Enquanto o Corinthians seguia inerte, o América ficava mais à vontade. Na altura dos 18 minutos, Patric fez boa investida pela direita, cruzou rasteiro e Juninho, sozinho, se esticou para desviar de canhota já sem forças. Quatro minutos depois, o Coelho abriu o placar. Após Gustavinho cobrar escanteio, Alê tirou uma casquinha no primeiro pau e Aloísio, livre na segunda trave, apenas completou para as redes.

Atrás no marcador, o Corinthians fazia forças para armar qualquer ataque em noite pouco inspirada de Renato Augusto e Róger Guedes. Aliás, o primeiro daria lugar a Giuliano aos 35 minutos. Empurrados pelas arquibancadas, os mandantes começaram a ensaiar uma pressão apenas aos 30 minutos da segunda etapa, quando a defesa americana evitou uma investida de Adson. À esta altura, Mancini já começava a rodar o time. Aloísio e Gustavinho deram lugar a, respectivamente, Henrique Almeida e Pedrinho.

Aos 37, em desatenção defensiva, o Coelho cedeu o empate. Após cobrança de escanteio de Maycon, Gil desviou na primeira trave, Róger Guedes testou na segunda, mas Jailson evitou o gol do atacante. Entretanto, na sobra, Gustavo Mosquito, livre dentro da pequena área, empatou o confronto. Diante do fôlego adversário, Mancini adotou cautela em busca de segurar o ponto até então conquistado em São Paulo. Zé Ricardo e Rodriguinho substituíram Juninho e Felipe Azevedo.

Embora o Corinthians ainda tivesse ao menos oito minutos para encurralar o América contra o próprio campo, o Coelho foi quem chegou mais perto de deixar Itaquera com a vitória. Já aos 46, Patric obrigou Cássio a fazer boa intervenção após colocar a bola no ângulo esquerdo do arqueiro em cobrança de falta de longa distância. Diante de um adversário pouco inspirado, o América passou os minutos finais sem sofrer sustos.

O empate leva o Coelho a perder uma posição na tabela. O América está na 10ª colocação, com 11 pontos ganhos. Já o Corinthians, vice-líder com 15 pontos, vê o rival Palmeiras assumir a ponta do Brasileirão com o mesmo número de pontos, mas com um saldo de gols maior. O América voltará a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado (4), às 16h30, quando receberá o Cuiabá (MT) no Estádio Independência. 

Ficha técnica

Corinthians: Cássio; Rafael Ramos, Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos (Lucas Piton); Du Queiroz, Roni (Maycon) e Renato Augusto (Giuliano); Willian (Adson), Róger Guedes e Júnior Moraes (Gustavo Mosquito). Técnico: Vítor Pereira. 

América: Jailson; Patric, Iago Maidana (Gustavo Marques), Luan Patrick e Marlon Lopes; Lucas Kal, Alê e Juninho (Zé Ricardo); Gustavinho (Pedrinho), Felipe Azevedo (Rodriguinho) e Aloísio (Henrique Almeida). Técnico: Vagner Mancini.

Arbitragem: árbitro Anderson Daronco (RS), assistentes Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS), quarto árbitro Ilbert Estevam da Silva, e árbitro de vídeo Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN).

Gols: Aloísio (América) e Gustavo Mosquito (Corinthians).

Cartões amarelos: Gustavinho (América) e Maycon e Gil (Corinthians).

Estádio: Neo Química Arena, em São Paulo (SP).