A manhã deste sábado (9/8) será de clássicos na Cidade do Galo. As equipes sub-15 e sub-17 do Atlético recebem o América pela 12ª rodada dos respectivos Estaduais. O jogo do sub-15 será às 9h, enquanto o sub-17 joga às 11h.

Tanto na categoria sub-15 quanto na sub-17, o Campeonato Mineiro é disputado por 15 clubes, que jogam entre si na primeira fase. As oito melhores equipes avançam para a segunda fase, enquanto os três últimos da tabela são rebaixados para o Módulo II em 2026. Na segunda fase, os oito times classificados se enfrentam novamente, e a melhor equipe é consagrada campeã do torneio.

Leia mais: Everson, do Atlético, lota shopping em sessão de autógrafos e 'dá presente' para torcedor

SUB-15

O time Sub-15 do Atlético ocupa a terceira colocação do Estadual, com 25 pontos, e encara o líder América que tem 30 pontos e 100% de aproveitamento. Com um jogo a mais, o Cruzeiro vem em segundo, também com 30 pontos. Na última rodada, o Galo venceu o North Esporte Clube, fora de casa, por 1 a 0, com gol do atacante Marques.

Uma vitória no clássico deste sábado (9/8) deixará o Galo a dois pontos de América e Cruzeiro no Campeonato Mineiro Sub-15, já que a Raposa não entra em campo nesta rodada.

Legenda: Rômulo Rodriguez, técnico do time Sub-15 do Atlético / Foto: Arthur Henrique / Atlético

O técnico Rômulo Rodrigues, que estreou no comando na vitória sobre o North, projeta um duelo de alto nível. “Vamos enfrentar o líder da competição, portanto sabemos a dificuldade que teremos pela frente. Acredito na constante evolução dos atletas e espero que tenhamos uma manhã feliz no sábado”, disse.

Rômulo chegou a acompanhar o time na Copa Brasileirinho, mas, por ter assumido durante a competição, não pôde dirigir a equipe no torneio.

Leia mais: América x Remo: onde assistir, prováveis escalações e muito mais

SUB-17

No Sub-17, o Atlético também está em terceiro lugar, com 25 pontos, apenas um atrás do líder Cruzeiro, que tem um jogo a mais. Também com 25 pontos, o Coimbra está em segundo lugar, mas leva vantagem sobre o Galo nos critérios de desempate. O time alvinegro vive boa fase e busca manter o ritmo contra o América. Na última terça-feira (5/8), o Galo venceu o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro da categoria, fora de casa por 3 a 2, de virada.

O confronto deste sábado (9/8) abre uma sequência pesada para o Atlético: serão quatro clássicos consecutivos contra América e Cruzeiro. Após o confronto pelo Estadual, Galo e Coelho voltam a se enfrentar na quarta-feira (13/8), às 15h pelo Brasileiro da categoria.

Legenda: Henrique Teixeira, treinador da equipe Sub-17 do Galo / Foto: Fabio Pinel / Atlético

No sábado (16/8), o Atlético terá mais um clássico, desta vez contra o Cruzeiro, na Toca da Raposa, às 10h30, pelo Mineiro Sub-17. Quatro dias depois, no dia 20 de agosto, O Galo recebe o arquirrival Cruzeiro no SESC Venda Nova, às 15h, desta vez pelo Brasileiro da categoria. “São quatro jogos com um peso muito grande, mas acredito que chegamos prontos para essa sequência. A preparação vem desde o começo da temporada. Praticamente todos os jogadores do nosso elenco já atuaram na competição e participaram de jogos difíceis”, avaliou o técnico Henrique Teixeira.

Apesar da campanha irregular do América no Sub-17 — o time começou o Mineiro sem vencer nas três primeiras rodadas e perdeu na última para o Coimbra, em casa, por 1 a 0 —, Henrique alerta para os riscos. “Não podemos subestimar o América. Além de ser um clássico, eles têm ótimos pontos positivos que vão nos trazer dificuldades. Mas acredito que vamos conseguir impor o nosso jogo e sair com a vitória”, afirmou.

*sob supervisão de Frederico Jota.