Mais importante do que abrir seis pontos em relação ao Sport, primeiro clube na zona de rebaixamento do Brasileirão, a vitória por 2 a 1 sobre o Vasco já faz o time do América acreditar em objetivos maiores na competição nacional, além do que apenas garantir a permanência da equipe na elite para a próxima temporada.
Após o triunfo sobre a equipe carioca, o volante Leandro Donizete destacou que o nível do Campeonato Brasileiro permite ao América a condição de poder brigar por algo mais na tabela de classificação e sonhar com voos maiores, como uma vaga em uma competição sul-americana. “Com exceção de duas ou três equipes, que estão acima, a competição está equilibrada”, afirmou o jogador.
Leandro Donizete destacou que o América tem conseguido encarar equipes consideradas mais fortes do futebol brasileiro de igual para igual e, por isso, fica uma expectativa de buscar outros objetivos além de apenas escapar do rebaixamento.
Emparelhado. “O time vem jogando direitinho e tem conseguido se manter longe da zona de rebaixamento da Série A. Sendo assim, por que não pensar na possibilidade de brigar lá em cima? Está tudo emparelhado. Os times estão nivelados demais. É só a gente concentrar bastante que as vitórias vão sair”, declarou o volante americano.
Após o encerramento da 23ª rodada, nove pontos separaram o América do Atlético, equipe que fecha o G-6 da Série A. O alviverde está em nono lugar na tabela, com 29 pontos e um aproveitamento de 42%, com oito vitórias, cinco empates e dez derrotas.
Segundo o departamento de probabilidades da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Coelho tem, hoje, 5% de possibilidade de garantir vaga na Copa Libertadores e 54,2% de chance de assegurar classificação para a Sul-Americana.
“Nós conseguimos fazer bons jogos contra o Internacional e o Palmeiras, um ótimo jogo com Fluminense e um bom jogo com o Flamengo. Existe uma igualdade e não tem aquele time extraordinário, mas a nossa preocupação é com o Ceará, que é o nosso próximo adversário. Precisamos nos preparar bem para fazer um bom jogo e buscar mais um resultado positivo”, afirmou o técnico Adílson Batista, após a vitória sobre o Vasco.
Faltando 15 jogos para o encerramento do Campeonato Brasileiro, o América precisaria, matematicamente, de mais 16 pontos para garantir o primeiro objetivo do clube, que é o de se manter na elite do Campeonato Brasileiro para 2019. Para isso, precisa de cinco vitórias e um empate. Até o encerramento da competição nacional, o América vai fazer sete jogos como mandante e oito como visitante.