Em um ano de mais erros que acertos, a contratação do lateral-direito Emerson, 19, entra para o lado positivo da balança no Atlético. A constatação vale pelo que o jogador desempenhou dentro de campo e também por aquilo que pode render ao clube.

Adquirido da Ponte Preta em abril, em uma negociação que envolveu a cessão por empréstimo do lateral-esquerdo Danilo Barcelos, Emerson tende a se valorizar ainda mais porque vem servindo a seleção brasileira sub-20. O atleticano só não foi convocado da última vez por um acordo dos clubes que pleiteiam algo na Série A do Brasileiro.

O primeiro acerto entre Galo e Macaca girou em torno de R$ 5 milhões, mas, posteriormente, o time mineiro comprou outra parte dos direitos econômicos do jogador, totalizando 63%. O restante segue com o clube campineiro. O nome de Emerson vem sendo ventilado na imprensa europeia. Clubes como Benfica, Barcelona, Chelsea e Arsenal observam o lateral alvinegro.

No Galo, ele não ganhou espaço de cara, mas levou a melhor na disputa com Patric, que é bem mais experiente. Os dois, no entanto, têm se dado bem, e um vem ajudando o outro. “O Emerson é um amigo. Começo a falar dele já sorrindo porque tenho um carinho muito grande por ele, e ele, por mim. Ele é um atleta que tem um potencial enorme”, destacou Patric.

O colega de função projeta até um caminho semelhante ao dele. “Logo, logo ele vai estar na seleção principal, já tem o interesse de clubes europeus. Eu vivi essa oportunidade, passei isso para ele. Fui campeão sul-americano, na Venezuela (em 2009). Coincidência ou não, já saiu a matéria que o Benfica teve o interesse. Ele tem um caminho brilhante pela frente”, afirmou Patric.

Emerson deve fazer parte do grupo brasileiro que vai ao Chile, em janeiro, participar do Sul-Americano sub-20. O Brasil tenta ficar entre os quatro primeiros para conquistar uma vaga no Mundial. Na última quinta-feira, o técnico Carlos Amadeu disse, após a partida do time contra a Colômbia, que conta com ele para o torneio. “Emerson é um jogador que contamos com a possibilidade (de convocá-lo para o Sul-Americano), já conversamos com o Atlético, mas vamos estreitar ainda mais essa relação. Ele quer muito estar aqui, tanto que veio ao vestiário”, disse o comandante da sub-20.