Retrospecto

Danúbio será o 16º adversário uruguaio a enfrentar o Atlético

Contra equipes daquele país, o Galo tem seis vitórias, sete empates e duas derrotas. O time marcou 25 gols e sofreu 17

Da Redação| @supernoticiafm
18/12/18 - 13h30

O Danubio será o 16º adversário uruguaio que o Atlético vai enfrentar em sua história. E o retrospecto do alvinegro contra equipes daquele país é positivo, com seis vitórias, sete empates e duas derrotas. O Galo marcou 25 gols e sofreu 17.

O Atlético realizou dez amistosos contra equipes do Uruguai. O primeiro confronto aconteceu em 1931, no estádio de Lourdes, em Belo Horizonte, e o alvinegro bateu o Sudamerica por 3 a 2. Em 1956, desta vez no estádio Independência, o Galo perdeu de 2 a 0 para o Nacional.

Dez anos depois, no Mineirão, o Atlético fez um amistoso com o Cerro Porteño e a partida terminou empatada em 1 a 1. Em 1967, novamente no Gigante da Pampulha, o Galo recebeu o Nacional e as equipes também empataram o confronto em 1 a 1.

O alvinegro voltou a atuar contra uma equipe uruguaia apenas em 1972. A partida foi realizada no Mineirão e o Galo empatou em 1 a 1 com o Peñarol. Em 1975, o Atlético fez o único jogo de sua história contra o Danubio, equipe que vai enfrentar na próxima Libertadores. O jogo foi realizado no Mineirão e o Galo goleou por 4 a 0.

Em 1977, o Atlético voltou a medir forças com o Nacional, no Mineirão, e mais uma vez a partida terminou empatada em 1 a 1. Depois deste jogo, o alvinegro passou 20 anos sem enfrentar um time uruguaio, o que só voltou a acontecer em 1997, quando o time bateu o Defensor por 2 a 1, no Mineirão.

O primeiro jogo do Atlético contra uma equipe uruguai valendo por uma competição oficial aconteceu em 2000. Naquela temporada, o Galo enfrentou o Bella Vista pela fase de Copa Libertadores. O alvinegro venceu o jogo no Mineirão, por 2 a 1, e perdeu no Estádio Domingo Burgueño, Maldonado, por 1 a 0.

Também em 2000, o Atlético enfrentou o Peñarol duas vezes pela Copa Mercosul. No Mineirão, o alvinegro bateu a equipe uruguaia por 2 a 1 No jogo de volta, no Estádio Centenário, em Montevidéu, as equipes empataram o confronto em 2 a 2.

Em 2008, o Atlético voltou a enfrentar o Peñarol, no Mineirão, em uma partida amistosa. O confronto terminou empatado em 1 a 1. Na temporada seguinte, pelo Torneo Verano, os clubes voltaram a se enfrentar no Estádio Centenário, em Montevidéu, e o Galo goleou por 4 a 1.

O último jogo do Atlético contra uma equipe uruguaia foi realizado em 2011. Naquela oportunidade, o alvinegro empatou em 1 a 1 com o River Plate, em partida amistosa que foi realizada na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.