Muito requisitado em 2020, o “Manto da Massa” promete ser sucesso também em 2021. O assunto já tomou conta das redes sociais dos torcedores e torcedoras do Atlético. Todo mundo quer divulgar o seu projeto e também conhecer as produções dos outros integrantes da massa. No ano de comemoração dos 113 anos de fundação do clube, o Galo quer, mais uma vez, que os torcedores se mobilizem para criarem um novo design de camisa. 

A criatividade da massa foi aflorada e as tradicionais listras em preto e branco ganharam novas versões. Teve quem homenageou a Arena MRV, futuro estádio do Galo, já em construção. Alguns apostaram em um design mais inovador, completamente diferente do tradicional. As clássicas, com uma arte mais “limpa” também apareceram. Para participar, a massa atleticana pode enviar o projeto até o dia 27 de junho, seguindo as regras do concurso. 

A vencedora ou o vencedor será divulgado, após processo de seleção da "Comissão Julgadora" e depois do voto popular entre 13 finalistas. Quem vencer, ainda leva R$13 mil de prêmio, uma unidade da camisa e um ano de plano Sócio Galo na Veia Forte e Vingador.

 

Contra o vento 

“Se houver uma camisa branca e preta pendurada num varal durante uma tempestade, o atleticano torce contra o vento”. Foi nessa clássica frase do jornalista Roberto Drummond (1993-2002), que o estudante de Geografia, Felipe Mitraud, se inspirou para desenhar o seu projeto para o Manto da Massa. Com diferentes tons de preto e um modelo com gola polo, as linhas na diagonal representam uma tempestade.

Essa é a minha proposta pro #MantodaMassa 113!

@atleticonews @galo_radio @Arcebispo13 @infogalo_ @BlogAtleticano @Falagalo13 @nocontextgalo pic.twitter.com/pFc9ivlqnF

— mitraud (@felipemitraud) June 22, 2021

 

“Acho que essa frase representa muito a torcida do Galo, que sempre acredita no time e torce independentemente da situação”, disse Felipe ao Super.FC.

O estudante também participou da campanha do ano passado e trabalha no projeto desta edição desde 2020, quando não teve sua arte aprovada. “Penso que é uma oportunidade de nós torcedores termos uma camisa que representa a torcida, já que é uma criação feita da torcida para a torcida e escolhida pela torcida”, afirmou Felipe.

 

Agradar todas gerações

Com 113 anos de história, o Atlético tem torcedores de todas as idades e, por mais inovadora que seja a campanha criada pelo clube, ela precisa agradar toda geração de torcedores e torcedoras. O publicitário Paulo Santos, com um "empurrãozinho" da esposa, decidiu criar uma camisa para participar do concurso. Para encontrar inspiração, recordou a camisa de 1969, com as listras mais finas. 

O resultado de uma semana de pesquisa e trabalho. o nosso #MantoDaMassa . Agora é CRUZAR OS DEDOS! Peço uma ajuda na divulgação! @Atletico @Falagalo13 @atleticonews @mantosdofutebol @Arcebispo13 @AngelBaldo13 @RodrigoRaynner @rmarques13 @RicaPerrone Se quiserem o conceito, DM. pic.twitter.com/Sr6RQXaXUJ

— Paulo Santos (Jornalêro) (@blackpaulo) June 24, 2021

 

“Um dos grandes feitos do Atlético foi ter ganhado da seleção brasileira. Lembro do meu avô contar essa história e, depois dele, meus tios e minha mãe. Foi nesse momento que decidi qual seria a inspiração para criar o manto”, explicou o publicitário recordando a vitória do Galo por 2 a 1 em cima da seleção brasileira em um amistoso naquele ano.

Assim como Felipe Mitraud, Paulo adotou uma camisa toda em preto. A camisa ganhou uma textura em penas remetendo ao Galo, animal e mascote da equipe. Para o publicitário, participar do concurso é uma forma de se sentir mais perto do Atlético. “Eu acho que o sonho de todo atleticano é estar cada vez mais próximo do Galo. Mais que os títulos, que, claro, são primordiais, a Massa sempre esteve perto, sempre empurrou, sempre abraçou o time”, afirmou Paulo. 

 

Inovando a tradição

Mesclar o branco e o dourado foi a maneira que o designer Patrick Calazans encontrou para alinhar inovação e tradição. Apesar de branca, a camisa também carrega as tradicionais listras do clube. “A camisa representa o novo tempo que é vivido pelo Atlético, trazendo traços modernos no ombro, referenciando a atual situação de reformulação no clube, como a construção da Arena MRV e contratações de alto nível”, explicou Patrick. 

Boa tarde Galera. #mantodamassa pronto e enviado! Agora é ter muita Fé. Galoo! pic.twitter.com/N8FaFhV9KV

— Patrick Calazans (@patrckcalazans) June 20, 2021

 

O torcedor afirma que foi muito questionado sobre o motivo pelo qual escolheu a cor branca. Patrick recorda momentos épicos em que o Atlético viveu trajado com a cor. “Temos boas histórias com camisas brancas, como nas quartas de final da Copa do Brasil de 2014, além de camisas épicas como as de 80, 89, 96 e 97”, disse o designer. 

Ao desenhar o manto, Patrick conseguiu unir duas paixões: o Galo e sua profissão como designer e não é a primeira vez que ele consegue relacionar o futebol e a arte.“Juntei as duas coisas para realizar um sonho que tenho desde 2002, que é fazer a camisa do Atlético. Aos 10 anos, ganhei na escola um troféu referente a um concurso de melhor desenho de camisas para a Copa do Mundo. Desde então, sonho em poder fazer parte da história do Atlético”, contou. 

 

Preto no branco

O ilustrador André Fidusi também apostou em uma camisa branca para concorrer ao projeto do Manto da Massa. O torcedor relembrou bons momentos em que o Galo vestiu a camisa nessa cor para se inspirar. Com o escudo mais tradicional do Galo, usado nos seus primeiros anos de fundação, o ilustrador se rendeu a um modelo mais clássico. 

pic.twitter.com/ikcQTT2VHz

— André Fidusi (@andrefidusi) June 23, 2021

 

“Eu gosto muito da camisa preta, mas resolvi mudar. Coloquei o primeiro escudo em preto e deu esse contraste. A ideia era fazer uma camisa simples, sem muito detalhe, até porque não dava para viajar muito com as regras esse ano mais restritas  esse ano”, explicou Fidusi. 

Além de ilustrador, André é colecionador de camisas, então é um apaixonado pelo assunto. “Eu brinco que por mim eu ficava desenhando escudo de clube e camisa o dia todo. É claro que a gente quer ganhar também. Tem uma visibilidade bacana e esse ano ainda tem uma premiação em dinheiro, que é sempre boa. É gostar de fazer. Por se o time que a gente torce já tem uma paixão envolvida e conta bastante”, contou o ilustrador.