Opinião

Dudamel exalta Cazares fora de campo e receita 'afeto' para regularidade

Treinador do Galo afirma que camisa 10 é maravilhoso e fantástico como ser humano

Por Gabriel Pazini
Publicado em 18 de janeiro de 2020 | 06:00
 
 
Cristiane Mattos/O Tempo

A qualidade técnica de Juan Cazares é inquestionável. O camisa 10 do Atlético tem enorme talento e merece todos os elogios. No entanto, é criticado por parte da torcida e da imprensa por não apresentar sempre o seu melhor nível e, além da irregularidade, pela agitada vida fora de campo e já ter acumulado uma série de problemas em sua passagem pelo Galo.

O Atlético, por conta disso, quis negociar o equatoriano nesta janela de transferências, mesmo com ele sendo considerado o melhor jogador do elenco, porque seu contrato se encerra no fim da temporada e ele poderia sair do clube de graça a partir de junho. O Galo ainda pensa em negociar o meia caso cheguem ofertas de pelo menos 4 milhões de euros (cerca de R$ 18,47 mi) pelo jogador. Isso, no entanto, ainda não aconteceu e, no cenário atual, parece improvável.

No entanto, a permanência do camisa 10 é vista com ótimos olhos internamente. O diretor de futebol atleticano, Rui Costa, inclusive exaltou Cazares recentemente e viu "um brilho no olhar" inédito no equatoriano ao trabalhar com o novo técnico Rafael Dudamel.

"O Cazares é um dos grandes jogadores do Brasil, talvez da América do Sul, e é jogador do Galo. Temos que valorizar isso. Ele teve momentos bons e ruins no ano passado, mas ele é um jogador que tem qualidade técnica e tem vínculo como clube. Para que ele saia do Galo, tem que ser uma proposta que seja importante, que justifique a sua saída. Na apresentação (ao elenco), o Dudamel pontuou muito isso, falou da importância dele, desde que ele (Cazares) esteja compromissado, e ele falou isso para vários jogadores. E eu vi um brilho no olhar do Cazares que eu não tinha visto ainda", destacou o dirigente.

"Pode chegar uma proposta que seja extremamente satisfatória para o Galo? Pode. Mas ele está no grupo, ele vai ter que mostrar para o treinador que merece jogar, como todos, e isso ficou muito claro para vocês (imprensa), e mais claro ainda lá dentro, para os jogadores. Não dá para abrir mão de um jogador como Cazares. Se ele quiser jogar e ser o grande jogador que ele pode ser, é um baita de um reforço", completou.

Não à toa, o treinador atleticano, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (17), na Cidade do Galo, exaltou Cazares e foi além, elogiando também o jogador fora das quatro linhas e dando a receita para que o camisa 10 tenha mais regularidade.

"O Cazares é um jogador fantástico. Todos sabemos disso. Ele está trabalhando muito bem como todos e, como todos, tem alguma inquietude, aspiração diferente e é bom que o jogador sempre tenha uma melhor aspiração assim. O Cazares está tendo os méritos para jogar. Ele está se preparando muito bem. Vocês conhecem o jogador e eu estou conhecendo o ser humano. É um ser humano nobre e respeitoso. O Cazares é um ser humano maravilhoso, que tem que dar muito afeto para ele poder render o melhor possível dentro de campo. Me encanto mais com o ser humano, e o Cazares é um ser humano fantástico", elogiou Dudamel.

A expectativa é que o meia seja titular na estreia do Galo no Campeonato Mineiro, nesta terça-feira (21), contra o Uberlândia, no Parque do Sabiá, às 21h30 (de Brasília).