O Flamengo iniciou nesta quinta-feira (28) a venda de ingressos para o jogo de sábado (30), às 19h (de Brasília), no estádio Maracanã, contra o Atlético, válido pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo após pedido do clube mineiro para ter 10% da carga de bilhetes, o mandante ignorou a solicitação, o que é contra as regras.
Conforme informações divulgadas pelo site do Urubu, a venda de ingressos é exclusivamente online, e a retirada presencial, mediante comprovante de vacinação contra a Covid-19 ou teste negativo para a doença. São vendidos ingressos para os setores Norte, Leste e Maracanã Mais – normalmente, torcida visitante fica no Sul. Saiba mais AQUI.
Entenda
O Atlético informou que solicitou ao Flamengo, na última quinta-feira (21), o direito de ter 10% de torcida no jogo conforme a capacidade do estádio – a prefeitura do Rio de Janeiro liberou máximo de público. Como o Maracanã suporta mais de 70 mil pessoas, cerca de 7 mil atleticanos poderiam comparecer ao evento.
No entanto, desde então, o clube carioca não se manifestou sobre esse pedido. Promessa era de uma respostas até essa quarta-feira (27), o que não foi cumprido. De acordo com o Estatuto do Torcedor, o mandante tem até 72 horas para iniciar a venda de entradas, ou seja, isso deveria ter ocorrido até às 19h dessa quarta.
No dia 18 de outubro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) autorizou o retorno de torcida visitante aos estádios de futebol, tendo o clube de fora tem direito a 10% da capacidade atual do estádio. No Regulamente Geral de Competições (RGC) da CBF 2021, não há prazo para o clube mandante repassar informações sobre a venda de ingressos; há apenas para o visitante oficializar o desejo de ter torcida, que é de até três dias úteis antes do evento.
"O clube visitante terá o direito de reservar à sua torcida a quantidade máxima de ingressos correspondente a 10% (dez por cento) da capacidade do estádio ou da capacidade permitida pelos órgãos de segurança, desde que se manifeste em até 3 (três) dias úteis antes da realização da partida, por meio de ofício dirigido ao clube mandante, obrigatoriamente com cópia às Federações envolvidas e à DCO (Diretoria de Competições)", diz.
Nos documentos, não há uma punição prevista para o não cumprimento dessa regra de ingressos para torcida visitante.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Flamengo para saber se o clube realmente não vai ceder a carga, mas ainda não obtivemos retorno. Já o Atlético ainda não disse, de forma oficial, se vai entrar com alguma medida legal contra a atitude dos cariocas. Informações de bastidores dão conta que o Departamento Jurídico do Galo articula o que poderá ser feito.