O Atlético abusou das ligações diretas na derrota para o Cruzeiro, no último domingo (11), no Mineirão, por 1 a 0, pelo Campeonato Mineiro. Segundo o Footstats, foram 43 lançamentos, sendo 18 certos e 25 errados, uma eficiência de 41,9%.

O lançamento pode ser um passe em profundidade, como o de Nacho Fernández para Vargas, que perdeu um gol cara a cara com Fábio, ou os conhecidos chutões, que costumam ligar a defesa ao ataque sem muita qualidade.

O número de lançamentos do time alvinegro no clássico está acima da média da equipe no Estadual, que é de 29,3 por jogo. Vale lembrar que o time teve dois treinadores diferentes na competição.

Antes da chegada de Cuca, o auxiliar fixo Lucas Gonçalves dirigiu o time nas quatro primeiras partidas da competição, obtendo 100% de aproveitamento. Cuca chegou depois e comandou a equipe nos cinco compromissos seguintes, com três vitórias e duas derrotas.

A média de lançamentos do Atlético por jogo no Campeonato Mineiro é semelhante ao Galo de Jorge Sampaoli no Campeonato Brasileiro da temporada passada. O argentino, conhecido pelo estilo de posse de bola e toques curtos, fez o alvinegro manter uma média 30,1 lançamentos por partida na última Série A (41,2% de acerto).

Campeão brasileiro, o Flamengo fez, em média, 26,8 lançamentos por jogo no último Brasileirão, sendo quase metade (48,4%) de maneira certa.