Eles retornaram ao Atlético a pedido da diretoria e do ex-técnico Cuca. E agora, irão encarar o principal desafio de suas iniciantes carreiras com a pressão de serem promessas da base alvinegra e por entrarem no atual grupo campeão de quase tudo em 2021.
O zagueiro Vitor Mendes e o meia Guilherme Catilho, ambos de 22 anos, foram destaques no Juventude no ano passado. Com atuações seguras e de personalidade, muitas vezes decisivas, os dois jogadores chamaram a atenção do antigo treinador do Galo. Um dos pedidos de Cuca para a temporada atual, antes de se desligar do clube por questões pessoais, era que o Atlético repatriasse as duas jóias da base atleticana.
O diretor de futebol do Atlético, Rodrigo Caetano tratou de comunicar ao clube gaúcho e aos atletas que 2022 o destino deles era o Galo.
Com uma assiduidade grande no Brasileiro, Vitor Mendes realizou 34 partida, enquanto Castilho 33. O defensor balançou as redes duas vezes e o volante, que também joga como meia, marcou quatro gols e deu quatro assistências. No final, o Juventude se livrou do rebaixamento e se manteve na primeira divisão do futebol brasileiro.
Mas os dois jogadores mantinham o pensamento de retornar e acomanharam toda a trajetória do Atlético no Brasileiro. Mesmo quando não puderam enfrentar o clube por questão contratual.
"A gente acompanhava quando dava. Acompanhei o jogo entre Atlético x Juventude. A gente não pôde jogar, mas estávamos aqui, porque haveria uma viagem depois. Sabíamos que o título viria. E na Libertadores foi uma fatalidade. Se passasse para a final, com certeza ganharia. E esse ano, com certeza virão mais títulos", declarou Castilho.
Apesar de terem sido chamados por Cuca, Castilho e Mendes encontraram Antonio Mohamed, a quem eles já demonstram intimidade o chamando de Turco. Mesmo com a mudança no comando, os dois não acreditam que a troca de técnicos possa atrapalhar.
"Acredito que não muda muita coisa. Cada treniandor tem a sua filosofia de jogo. O Cuca eu desejo todo sucesso. E o Turco chega com uma proposta de jogo vertical e a gente está preparado", disse o zagueiro.
"Acho que o clube estava preparado para esta mudança e o grupo também está preparado. O professor Turco chegou e já está passando as ideias dele para a gente e acredito que será uma temporada de sucesso", avaliou Castilho.
Campeonato Mineiro
Os dois jogadores chegam para suprir as saídas de jogadores que já estavam programadas. A venda de Alonso fez com que Diego Godín chegasse, mas o retorno de Vitor Mendes já seria necessária para ter um zagueiro a frente de Micael, considerado inexperiente.
E os jogos do Mineiro serão fundamentais para os dois jogadores mostrarem serviços e buscarem seus lugares ao sol no grupo alvinegro. Castilho chega para atuar como volante, já que Alan Franco deixou o clube, ou na meia, uma vez que o Galo emprestou Hyoran e Nathan.