No já distante 28 de julho de 2014, chegava ao fim, de forma oficial, a história entre Ronaldinho Gaúcho e o Atlético. Foi nesta data que o camisa 10 e o Galo encerraram, de forma oficial, o contrato iniciado dois anos antes, em 2012, quando Ronaldinho chegou para comandar a equipe no Brasileirão daquele ano.
Com o vice-campeonato nacional em 2012, o Galo se credenciou para disputar a Copa Libertadores em 2013, já na fase de grupos. A campanha histórica que levou o clube ao título mais importante de seus 114 anos passou pelos pés do R10, que foi responsável por diversas jogadas decisivas.
O ano de 2013 ainda teve a conquista do Campeonato Mineiro, com direito a uma vitória por 3 a 0 no jogo de ida da final contra o Cruzeiro, e a campanha frustrante no Mundial de Clubes, no Marrocos, quando o Atlético perdeu para o Raja Casablanca na semifinal. Ronaldinho fez o gol alvinegro na derrota por 3 a 1.
O ciclo de Ronaldinho com a camisa atleticana terminou com a conquista da Recopa Sul-Americana, diante do Lanús. Foi exatamente contra a equipe argentina, em 23 de julho de 2014, no Mineirão, na decisão do torneio continental, que Ronaldinho fez sua última partida pelo clube.
Em pouco mais de dois anos, Ronaldinho fez 88 partidas pelo Atlético e 28 gols com a camisa alvinegra. Pelo Galo, foram 45 vitórias, 27 empates e 16 derrotas.