Números

Galo: precisão de Everson em passes superou 7 dos 8 jogos de Rafael na Série A

Goleiro atuou contra o Bragantino e teve 87% de aproveitamento, ficando atrás de apenas uma atuação do concorrente no quesito

Por Isabelly Morais
Publicado em 16 de setembro de 2020 | 09:30
 
 
Everson teve 87% de precisão nos passes contra o Bragantino Pedro Souza / Atlético

O técnico Jorge Sampaoli gosta de trabalhar com goleiros que saibam jogar com os pés. Rafael vinha aprimorando essa característica na meta do Atlético, enquanto Everson, recém-contratado, foi levado à titularidade no Santos pelo argentino também por esse motivo. O treinador do Galo terá agora que escolher entre os dois para a sequência do time no Brasileiro, e o Super.FC levantou um dado curioso sobre eles.

Everson entrou em campo com a camisa do Atlético apenas uma vez, no último domingo (13), contra o Red Bull Bragantino. Na ocasião, foi acionado pela suspensão de Rafael. Em uma partida, o novo goleiro do Galo teve um aproveitamento melhor que sete das oito atuações de Rafael no Brasileiro levando em consideração a precisão de passes.

Contra o Bragantino, Everson acertou 27 dos 31 passes que deu (87%), auxiliando a equipe na saída de bola. Em termos de aproveitamento, só ficou atrás da atuação de Rafael contra o Botafogo, em que o goleiro acertou 14 dos 14 passes que deu. Contra o time carioca, porém, distribuiu poucas bolas.

Rafael foi titular com Sampaoli do primeiro jogo do argentino, contra o Villa Nova, até o duelo contra o Santos, na semana passada, quando foi expulso. Dentre os oito jogos pelo Brasileiro, teve a menor precisão de passe contra o Flamengo, na estreia, com 22 passes certos em meio a 42 tentativas. Por outro lado, como citado, teve 100% de precisão nas bolas distribuídas contra o Botafogo.

Antes de acertar com o Atlético, Everson disputou 11 jogos em 2020 pelo Santos, somando Paulista e Libertadores. O arqueiro sofreu dez gols, uma média de 0,9 por partida. Já Rafael fez 15 jogo pelo Galo neste ano e sofreu nove gols, média de 0,6 por partida.

O Atlético disputou nove partidas no Brasileiro até aqui e é o vice-líder da competição, mesmo com um jogo a menos. Rafael participou de oito duelos e foi expulso contra o Santos. Na ocasião, entrou Victor. Contra o Bragantino, o goleiro cumpriu suspensão e Everson fez sua estreia. Com todos à disposição, o argentino terá que escolher quem vai defender a meta contra o Atlético-GO, no sábado (19).

Rafael chegou ao Galo em março deste ano e tem se aprimorado dentro das exigências do treinador. Já Everson trabalhou com o argentino em 2019 no Santos e foi levado à titularidade em detrimento a Vanderlei também pela característica do jogo com os pés. 

Precisão de passes dos goleiros do Galo no Brasileiro (aproveitamento)

- Flamengo 0x1 Atlético: Rafael - 22/42 (52%)

- Atlético 3x2 Corinthians: Rafael - 16/21 (76%)

- Atlético 2x0 Ceará: Rafael - 21/29 (72%)

- Botafogo 2x1 Atlético: Rafael - 14/14 (100%)

- Internacional 1x0 Atlético: Rafael - 21/26 (81%)

- Atlético 3x0 São Paulo: Rafael - 23/36 (64%)

- Coritiba x Atlético: Rafael - 16/24 (67%)

- Santos 3x1 Atlético: Rafael - 2/3 (67%)*

- Santos 3x1 Atlético: Victor - 14/25 (56%)

- Atlético 2x1 Bragantino: Everson - 27/31 (87%)

*Rafael foi expulso aos 15 do primeiro tempo contra o Santos