O jogo entre Palmeiras e Atlético, no domingo (5), envolve diversos fatores: a disputa pela liderança do Brasileirão Série A, o embate de duas das melhores equipes do Brasil e da América e um tabu de quase seis anos. A última vez que o Galo ganhou do Porco no Allianz Parque foi no campeonato nacional de 2016.
A partida, válida pela 16ª rodada, aconteceu em uma manhã de domingo de julho em São Paulo – a vitória foi de 1 a 0, com gol do volante Leandro Donizete. Naquela oportunidade, o Verdão também era o líder (em 2022, time está na ponta com 15 pontos, os mesmos do Atlético, mas ganha no saldo de gols), já o clube alvinegro chegou ao 5º lugar.
No returno, no Independência, o duelo ficou empatado em 1 a 1. Naquele ano, o Palmeiras chegou ao seu nono título, enquanto o Galo ficou em quarto.
Leia mais: Os desfalques e quem pode voltar no Palmeiras em jogo contra o Atlético
De lá pra cá, foram seis jogos na arena, entre Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores, com quatro empates e duas vitórias do clube mandante. O Palmeiras fez nove gols, enquanto o Atlético marcou cinco.
O confronto que teria sido o mais marcante foi no ano passado – no dia 21 de setembro, Porco e Galo se enfrentaram pela ida da semifinal da competição sul-americana, e jogo terminou sem gols. Na volta, no Mineirão, novo empate, mas em 1 a 1. Por causa do gol fora de casa, os alviverdes se classificaram à final e foram bicampeões em cima do Flamengo.
No Brasileiro de 2021, o Galo venceu por 2 a 0 no Mineirão, com dois gols de Savarino. No Allianz, empate em 2 a 2; os gols dos visitantes foram feitos por Matías Zaracho e Hulk.