A Conmebol divulgou nesta sexta-feira (16) o ranking de clubes sul-americanos e o Atlético se manteve na 11ª colocação, mesmo lugar que ficou na temporada passada. A lista, feita pela entidade anualmente, serve como base para a disputa das competições continentais do ano seguinte. 

O River Plate segue na liderança, enquanto o Palmeiras, em segundo, é o brasileiro melhor colocado. Antes do Galo aparecer, compõem a lista nesta ordem: Flamengo, Boca Juniors, Grêmio, Nacional, Athletico-PR, Peñarol, São Paulo e Santos. O Atlético é o clube mineiro que tem a melhor colocação. 

🔝🌎🏆 The top-3⃣0⃣ teams in the 2⃣0⃣2⃣3⃣ CONMEBOL Club Ranking!

Full Ranking: https://t.co/JxkVXUHLbZ pic.twitter.com/3nalyjG2hG

— CONMEBOL Libertadores (@TheLibertadores) December 16, 2022

No ranking divulgado pela Conmebol no fim de 2021, o Atlético também apareceu em 11º na lista. Por conta disso, o Galo foi cabeça de chave na fase de grupos da Libertadores 2022, já que três clubes que estavam acima do time alvinegro no ranking não disputaram a competição naquele ano.  O Atlético foi eliminado pelo Palmeiras nas quartas de final. 

Leia mais: Adversários do Galo, calendário… saiba como funciona a Pré-Libertadores

Na próxima temporada, o Atlético ficará na Pré-Libertadores, por ter terminado em sétimo lugar no Campeonato Brasileiro 2022. O Galo entrará na segunda fase da competição, que é mata-mata, e ainda precisa superar a terceira para chegar à fase de grupos do torneio continental. A Pré-Libertadores já começa no fim de fevereiro de 2023.