O clima no Mineirão era de decisão para Galo x São Paulo na noite deste sábado(2), não só pela esperança de título mas pela festa de despedida do zagueiro multicampeão Réver. O enredo dentro de campo também foi de final. A vitória do Atlético saiu no finalzinho do jogo, logo após empate do São Paulo de pênalti. 

O resultado de 2 a 1 foi construída com gols da dupla mais entrosada do Brasil, Hulk e Paulinho. A vitória coloca o Galo provisoriamente em segundo lugar com o mesmo número de pontos do líder Palmeiras, que ainda joga neste domingo (3), contra o Fluminense, 18h30, no Allianz Parque. 

O São Paulo, apesar de já estar com a vida resolvida no Brasileirão, impôs muita dificuldade ao Atlético e desperdiçou muitas chances de gol, incluindo uma bola na trave. Éverson evitou o que seria o gol de empate, em bela defesa aos 53 do segundo tempo.

O jogo

Quem imaginava que o tricolor iria só administrar no finalzinho do Brasileirão se surpreendeu com o primeiro tempo do clube paulista. Os visitantes tiveram boas chances de marcar na primeira etapa, embalados pela movimentação de Lucas e Caio Paulista.

O São Paulo foi o primeiro a finalizar, com um chute forte de Alisson de fora da área que passou por cima do gol de Éverson. As investidas tricolores eram, principalmente, pela esquerda, com movimentação de Lucas Moura e Caio Paulista.

A primeira grande chance do Galo foi com a tabela da dupla mais entrosada do Brasil. Paulinho roubou a bola no campo de defesa e partiu para o ataque, tocando para Hulk dentro da área. O camisa 7 chutou para a defesa de Rafael e cabeceou para fora no rebote.

O Atlético tinha dificuldade de exercer pressão, já que o São Paulo cadenciava o jogo com maior posse de bola. O excesso de faltas também prejudicou o andamento da primeira etapa.

O segundo tempo começou com muita dificuldade para o Atlético impor seu ritmo. O São Paulo chegou a ter as melhores chances de gol, assim como na etapa inicial. Luciano chegou cara a cara com Éverson dentro da área mas chutou para fora, aos 31 minutos.

Logo depois da oportunidade perdida pelo tricolor, surge o craque do Galo: Hulk. O camisa 7 recebeu na meia-lua e bateu no canto direito de Rafael, sem chance para o goleiro, aos 32. 

O gol veio para aliviar a tensão do time e da torcida. O São Paulo ainda acertou uma bola na trave com chute de William Gomes, aos 35. 

Quando a partida caminhava para o apito final, Juan caiu na área em disputa com Mariano. Luciano converteu, mas o enredo decisivo seguiu, e o gol da vitória alvinegra saiu dos pés de Paulinho, após lançamento de Hulk. 

FICHA TÉCNICA

Atlético 2x1 São Paulo 

Atlético: Éverson, Mariano, Réver, Igor Rabello, Guilherme Arana, Otávio, Edenílson (Alan Franco), Zaracho (Rubens), Igor Gomes (Pavón), Hulk, Paulinho. Técnico: Felipão

São Paulo: Rafael, Rafinha (Nathan Mendes), Arboleda, Lucas Beraldo, Caio Paulista, Pablo Maia, Alisson (Juan), Wellington Rato (William Gomes), Lucas Moura (Michel Araújo), Luciano, Erison. Técnico: Dorival Júnior

Motivo: 37ª rodada Brasileirão 2023
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF-Fifa)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Luanderson Lima dos Santos (BA-Fifa)

Gols: Hulk, Paulinho (ATL) e Luciano (SAO)
Cartões amarelos: Guilherme Arana, Hulk, Mateus Mendes (ATL); Michel Araújo (SAO)

Público 53.856 Total 
Renda 3.492.207.00