Depois de polêmicas que cercaram os bastidores do confronto, o fim de semana da decisão da Supercopa do Brasil chegou. Atlético e Flamengo se enfrentam neste domingo (20), às 16h, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Com a ajuda da torcida, que esgotou os ingressos na capital mato-grossense, as equipes de Hulk e Gabigol prometem protagonizar um clássico quente dentro e fora de campo.
O Galo se classificou à disputa da Supercopa do Brasil por ter faturado o Campeonato Brasileiro. Originalmente, a decisão é entre o campeão brasileiro e o vencedor da Copa do Brasil. Porém o Atlético levou o título das duas competições e o Flamengo ficou com a vaga por ter conquistado o vice-brasileiro. A situação gerou revolta em muitos torcedores do Galo, que queriam o Atlético campeão sem disputar o torneio, já que faturou os dois títulos em 2021, mas a CBF apenas cumpriu o regulamento da Supercopa.
Os bastidores do confronto, desde a temporada passada foram tomados pela rivalidade histórica entre as duas equipes. Com polêmicas na escolha da cidade-sede do torneio, atleticanos e flamenguistas ficaram ainda mais ansiosos para verem a bola rolar. A partida terá casa cheia - dentro do possível. A Prefeitura de Cuiabá liberou 80% da capacidade da Arena Pantanal e os mais de 31 mil ingressos foram esgotados.
A briga entre os clubes que ajudou a intensificar a rivalidade entre as duas equipes antes do jogo pode não interferir nos atletas em campo, pelo menos é o que alguns jogadores do Galo falaram nos últimos dias. O atacante, Hulk, por exemplo, garantiu que o foco é o mesmo da temporada passada, em que o Atlético faturou três títulos. O jogador também citou o clima quente que cercou os dois jogos entre as equipe no Brasileirão 2021.
"Os jogadores estão encarando como mais uma final, uma decisão como outra qualquer. É um jogo só, pode ganhar ou perder, não existe empate. Eu não acompanho essas provocações nas redes sociais e na imprensa, assim como meus companheiros. No ano passado foi a mesma coisa, foco total dentro dos gramados e por isso fomos campeões de títulos importantes. Esse ano não vai ser diferente. Não sei se houve provocação entre as diretorias, mas os jogadores estão focados apenas no campo", disse Hulk.
O jogador alvinegro dividiu com Gabigol, atacante do Flamengo, o protagonismo na temporada passada. Enquanto Hulk conquistou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão, Gabi ficou com o Carioca e os vices da Libertadores e Brasileiro.
Individualmente, Hulk também leva a melhor em relação ao número de gols marcados.
Pelo Galo, foram 36 gols na temporada 2021, enquanto Gabriel marcou 34 - sem contar os gols referentes à reta final do Brasileirão 2020, que foi disputada no início de 2021. O atacante atleticano também fez questão de minimizar a rivalidade entre os atacantes e elogiou o adversário. Além de destacar o elenco completo, sem protagonismo dos dois.
''Todo mundo sabe que o Gabigol é um excelente jogador. Os números falam por si. Então ele merece uma atenção especial, mas não só para o Gabigol, mas para toda a equipe do Flamengo, que é muito forte. Acho que eles estão mantendo o mesmo critério que a gente. Acho que não é só o Hulk que pode fazer a diferença, o Atlético tem um coletivo muito forte. Ele se destaca por fazer mais gols. O mais importante é chegar 100% focado e todo mundo no seu melhor para que possamos sair vitoriosos. O Gabigol é um grande jogador, mas acho que o duelo em si não fica só no Hulk x Gabigol e sim no Atlético x Flamengo'', disse Hulk.
Galo e Flamengo vão a campo com o que tem de melhor, dentro do possível. Do lado do Galo, o técnico Antonio Turco Mohamed segue sem poder contar com o atacante Eduardo Vargas, que se recupera de lesão. O meia Matias Zaracho, com um desconforto na coxa, também pode ficar de fora.
Do lado do Flamengo, o comandante Paulo Sousa também tem baixas para a partida. O zagueiro Rodrigo Caio e o volante Thiago Maia já são baixas certas do técnico Paulo Sousa. O defensor rubro-negro se recupera de uma lesão no joelho e o meia teve um corte profundo na perna. O meio-campista Andreas Pereira sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e também deve ser desfalque.