Sempre comedido na beira do campo e em suas entrevistas coletivas, o técnico Thiago Larghi se irritou com a postura do time do Atlético no sábado, na derrota por 1 a 0 contra a Chapecoense, e promete mudar o tom nesta semana. Domingo, às 19h, o Galo recebe o América no Independência, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Faltando dez rodadas para o encerramento do Nacional, o time alvinegro precisa melhorar muito seu desempenho se quiser garantir uma das vagas da Copa Libertadores.
“Dessa vez, a gente precisa cobrar com uma certa ênfase, analisando com cuidado o que precisa ser feito. Faltar entrega, volúpia, vontade de vencer, é o que a gente fica mais chateado”, disse ele após a derrota para os catarinenses, com gol marcado já nos acréscimos do jogo.
Com o resultado, o time estacionou nos 45 pontos e vê o Santos, que venceu o vitória por 1 a 0, se aproximar e ameaçar a última vaga na competição sul-americana. Atualmente, o Galo é o sexto colocado com 45 pontos, seguido do Peixe, com 39, e Cruzeiro, com 37 pontos e que ainda não entrou em campo nesta rodada. A diferença para o Santos ainda é razoável, mas é necessário que o Atlético fique atento para não deixar a vaga escapar e frustrar sua torcida.
Segundo avaliação do próprio Thiago Larghi, faltou vontade e entrega dos jogadores para o time voltar de Chapecó com três pontos na bagagem. Por isso, a cobrança será maior a partir de agora. Empolgada com a boa vitória por 5 a 2 sobre o Sport na 27ª rodada, a Massa alvinegra contava com os pontos diante de uma equipe que briga contra o rebaixamento.
Para o lateral-esquerdo Fábio Santos, faltou competência à equipe. “Foi mais um jogo, no meu modo de ver, que a gente foi melhor que nosso adversário e não conseguiu vencer. Faltou competência e sorte para vencer o jogo, e isso nos complicou”, resumiu Fábio Santos, que tentou encontrar razões para justificar o gol sofrido no apagar nas luzes. “É até difícil explicar. O cara está lá na linha de fundo, chuta uma bola, ela pega no pé e entra. Vai falar que é falta de treinamento, falta de vontade. Tem coisa que não dá para explicar no futebol. É difícil explicar. Temos que continuar trabalhando para os próximos jogos. A equipe sentiu muito essa derrota, mas vamos reagir para a próxima partida”, completou o jogador.
Para o duelo contra o América, que também vem de derrota, o treinador não poderá contar com Chará, que está convocado para defender a seleção colombiana. Por outro lado, Larghi pode ter até quatro reforços para buscar a reabilitação. O zagueiro Maidana retorna no lugar de Gabriel. Os meias Cazares e Nathan e o atacante Ricardo Oliveira devem ser liberados pelo departamento médico para participarem do clássico.
Dúvida
Os jogadores só voltam aos trabalhos na terça-feira (9), quando Thiago Larghi começa a preparar o time para o clássico contra o América no próximo fim de semana. Pela insatisfação do treinador após a derrota de 1 a 0 para a Chapecoense, é quase certo que Larghi fará mudanças para enfrentar o América. Sem Chará, que atua pelo lado esquerdo e está com a seleção colombiana, Larghi ainda não anunciou sua escolha. Brigam pela vaga: Tomás Andrade, Nathan, Terans, Edinho e Leandrinho. Dúvida que ele começa a resolver a partir desta terça.