As mulheres que acompanharam a vitória do Atlético em cima do Flamengo no domingo (19) do setor Amarelo Inferior no Mineirão tiveram problemas ao usarem o banheiro do estádio. Isso porque foram disponibilizados apenas sanitários químicos, sem a limpeza adequada.
"A gente precisa de um banheiro limpo, que dê para lavar a mão, que a gente possa sentar, porque o que o Mineirão tá fazendo é entregando um serviço porco, porque o Galo paga para jogar lá e elenão faz a mínima questão. Vamos ver se dessa vez eles vão agir. Uma ação vale mais do que mil palavras", desabafou Stephanie Oliveira, diretora da torcida do Galo Movimento 105.
Naquele setor, o Mineirão disponibilizou cinco cabines sanitárias para as torcedoras presentes no estádio, enquanto os homens utilizaram os banheiros físicos convencionais. De acordo com o estádio, a medida foi necessária, porque, na divisão da torcida visitante e mandante, o banheiro masculino ficou do lado do Flamengo e o feminino com o Galo. Dessa forma, colocaram o banheiro físico para os homens.
"Diante da estrutura do estádio e por uma questão de demanda, os banheiros femininos (espaço físico único, com 40 vasos sanitários) precisaram ser, excepcionalmente, modificados para o público masculino. Trata-se de uma decisão operacional, baseada na estimativa de frequentadores por gênero em dias de jogos", disse o Mineirão em nota.
A reclamação da torcedora é, principalmente, por conta da reincidência, já que, no clássico contra o Cruzeiro, em que a torcida também foi dividida, as mulheres tiveram o mesmo problema. A limpeza dos banheiros químicos também foi reclamação.
"No clássico esse ano, no Da Internacional da Mulher, recebemos um presentão do Mineirão. Quando chegamos ao estádio, vimos que isso acoteceu também e eles falaram que não aconteceria de novo, mas novamente aconteceu o descaso e a gente vê que não foi só um erro. Foi má vontade. Para eles, mulher estar na arquibancada estão pouco se f****, porque se reclama uma vez, pedem desculpas e fazem de novo é porque eles não esão ligando para a gente ai", reclamou.
Leia a nota do Mineirão sobre o caso:
"O setor Amarelo Inferior possui banheiros masculinos e femininos. Mas por conta da divisão do setor para receber a torcida visitante no último domingo (19), os atleticanos ficaram apenas com os espaços de higiene destinados ao público feminino. Diante da estrutura do estádio e por uma questão de demanda, os banheiros femininos (espaço físico único, com 40 vasos sanitários) precisaram ser, excepcionalmente, modificados para o público masculino. Ao público feminino foram destinados cinco banheiros químicos.
Trata-se de uma decisão operacional, baseada na estimativa de frequentadores por gênero em dias de jogos. O Mineirão compreende a insatisfação das mulheres e faz ações afirmativas para que a presença do público feminino seja uma realidade cada vez mais crescente dentro do estádio e ressalva estar avaliando soluções, junto a algumas torcedoras que estiveram presentes, para melhorar a experiência das mulheres que vem ao estádio".