Ninguém é mais efetivo no Campeonato Brasileiro que o atacante Ricardo Oliveira. Somado-se os dois fundamentos mais importantes do futebol – o gol e a assistência –, o centroavante alvinegro é o jogador com o melhor desempenho na competição.
Em 26 partidas pelo Galo no torneio, Ricardo Oliveira fez 11 gols e deu passe para outros seis, ou seja, são 17 participações diretas em gols atleticanos. Quem mais se aproxima dos índices decisivos do Pastor é o atacante Gabriel, do Santos, artilheiro do Brasileirão, com 13 anotados, mas apenas um passe a gol no torneio. O levantamento do Super FC é baseado em números do Footstats.
De fora da partida contra a Chapecoense, realizada no último sábado, na qual o time alvinegro foi derrotado por 1 a 0, o centroavante estará de volta ao comando do ataque atleticano no próximo domingo, no clássico contra o América, no Independência. Nessa terça-feira, na primeira atividade da semana, ele treinou normalmente na Cidade do Galo, recuperado de um incômodo na coxa direita.
Aproveitamento
De fora de apenas duas partidas no Brasileirão, Ricardo Oliveira é, ao lado de Luan, o jogador de linha que mais atuou na temporada: 47 vezes. No caso do Pastor, foram raras as vezes em que acabou substituído, diferentemente do Maluquinho, que em boa parte dos jogos, ou entrou no segundo tempo ou foi sacado no decorrer da partida.
Ricardo Oliveira soma 20 gols em seu primeiro ano como jogador do Galo, além de seis assistências (todas elas computadas no Brasileirão).
Aos 38 anos, Ricardo Oliveira, que já tinha contrato firmado até o fim de 2019, renovou, em setembro, até o fim de 2020. O Pastor é vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 11 gols, ao lado de Pablo, do Atlético-PR.