O Atlético conquistou mais três pontos neste sábado (12) com uma vitória por 1 a 0 em cima do Democrata-GV, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro. De olho em uma possível vantagem na semifinal, o Galo faz as contas para saber o que precisa para garantir a liderança ainda neste fim de semana.
Com a vitória, o Galo chegou aos 25 pontos na tabela e segue na primeira colocação. Logo em seguida, vem Athletic e Cruzeiro, ambos com 19. O time de São João del Rei, porém, tem maior saldo de gols e fica em segundo. Os dois times são as únicas equipes que ainda podem tirar a liderança do Galo. A vitória deste sábado tirou as chances da Caldense de ficar com a ponta.
Após fazer a sua parte conquistando uma vitória em cima do Democrata, o Atlético agora torce por um tropeço do Athletic, que encara a Caldense, e outro do Cruzeiro, que enfrenta o Pouso Alegre. As duas equipes podem perder ou empatar que o Galo já garante a liderança antecipada.
Terminar em primeiro lugar na primeira fase do Campeonato Mineiro garante vantagem para a semifinal. Além de enfrentar a equipe que terminou na quarta posição - que, na teoria, é um adversário mais fraco -, o time joga por dois empates para se classificar à final. Em 2021, o Galo foi campeão mineiro dessa forma.
Por ter terminado em primeiro na primeira fase, o Atlético se sagrou campeão mesmo sem ter derrotado o América em nenhum dos dois jogos da decisão. As duas partidas terminaram empatadas em 0 a 0, mas o Galo, melhor colocado em relação ao Coelho, carregou a vantagem até o final.
Nesta edição do Mineiro, a decisão será em jogo único, de acordo com o regulamento definido pela FMF na temporada passada. Com isso, uma igualdade na partida decisiva leva a decisão para os pênaltis. A vantagem da fase anterior não é válida na grande final.