Como planejamento para a temporada 2023, o Atlético adotou a estratégia de oxigenar o elenco com trocas de peças ao invés de fazer uma reformulação. E um das premissas é a redução da média de idade do grupo alvinegro para o ano que vem.

Nas chegadas e saídas de jogadores até o momento, a diferença de idade chama a atenção. O clube contratou jogadores mais jovens e se desfez de atletas mais velhos. A média de idade dos que saíram chega a 30,2 anos, enquanto a dos reforços confirmados chega a 26 anos.

Dos cinco reforços (já confirmados e iminentes) três são jogadores abaixo dos 23 anos. O zagueiro Bruno Fuchs e o meia Igor Gomes possuem 23 anos, e o atacante Paulinho possui 22 anos. Igor Gomes tem pré-contrato com o Galo e o jogador busca a liberação imediata junto ao São Paulo.

Além deles, o Atlético buscou Edenílson, de 33 anos, e ainda tenta a contratação do meia Patrick, que tem 30 anos.

O Atlético negociou cinco atletas, que já deixaram o clube. Desses cinco jogadores, três deles estão acima dos 30 anos.

O zagueiro Junior Alonso retornou ao Krasnodar, da Rússia, após o empréstimo de uma temporada. O paraguaio possui 29 anos.

O goleiro Rafael, vendido ao São Paulo, possui 33 anos. Já o meia Nacho Fernández, vendido ao River Plate, da Argentina, possui 32 anos. Outro acima dos 30 é o atacante Keno, de 34 anos, que foi negociado com o Fluminense.

O único jogador do Atlético que foi negociado e que possui menos de 25 anos foi o lateral-direito Guga, que se transferiu para o Fluminense, e que completou 24 anos em agosto passado.

Saidas:

- Rafael: 33 anos
- Keno: 33 anos
- Nacho: 32 anos
- Alonso: 29 anos
- Guga: 24 anos

Media: 30,2 anos

Chegadas:

- Edenilson: 33 anos
- Paulinho: 22 anos
- Bruno Fuchs: 23 anos

Media: 26 anos