Atlético e Palmeiras foram os times do futebol brasileiro em 2021. Enquanto o Galo conquistou a Copa do Brasil e o Brasileiro, o Verdão se sagrou tricampeão da Libertadores, no final do ano, tendo conquistado o bi no início da temporada, já que o calendário do futebol foi influenciado pela pandemia do coronavírus.

E em 2022, as duas equipes despontam como as principais favoritas às grandes conquistas. Classificadas às oitavas de final da Libertadores, caso avancem, se encontrarão logo nas quartas, na competição continental.

E no próximo domingo (5), às 16h (de Brasília), em São Paulo, os dois times se encontrarão pela primeira vez depois das temporadas históricas para cada clube. E o cenário desse primeiro embate de 2022 é o inverso do que se via no ano passado.

Em 2021, o Galo venceu o Palmeiras, por 2 a 0, no Mineirão, com dois gols de Savarino, que já deixou o clube. Na ocasião, o jogo foi o 3º das 17 partidas que o time teve de invencibilidade. A maior sequência invicta sob o comando de Cuca, em 2021, entre Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores.

Já este ano, o Galo atravessa o momento mais irregular, sob o comando de Turco Mohamed. Apesar de estar na vice-liderança, com o mesmo número de pontos que o Palmeiras (15), no Brasileiro, e classificado na Copa do Brasil e na Libertadores, o Atlético se reencontrou com as vitórias na última rodada, diante do Avai, com o triunfo por 2 a 1. No meio de semana, o time havia perdido a invencibilidade em casa e na Libertadores, ao ser derrotado pelo Tolima, da Colômbia, por 2 a 1, na últim rodada da fase de grupos.

Além do momento irregular em campo, o Galo convive com problemas de desfalques. Os atacantes Keno e Vargas, além do lateral-esquerdo Arana não estarão em campo contra o Palmeiras. Keno e Vargas se recuperam de lesão, enquanto o lateral está com a seleção brasileira.

Já o Palmeiras, que focava apenas na Libertadores, ano passado, dessa vez está como ponteiro em todas as frentes. Classificado na Copa do Brasil, o time paulista ficou com a primeira colocação geral na fase de grupos da Libertadores. Além disso, é o atual líder do Brasileirão.