As categorias de base do Atlético, muitas vezes, são criticadas por não revelarem mais grandes jogadores. Atualmente no time principal, os pratas da casa que têm tido oportunidades são o jovem lateral-esquerdo Hulk, que se tornou reserva de Fábio Santos, e o atacante Alerrandro, que ainda alterna boas e más atuações e não se firmou completamente como opção. Porém, outro nome da equipe está na mira do técnico Levir Culpi e poderá preencher essa lacuna no assunto revelações. Trata-se de Neto, de apenas 16 anos e que está na mira do comandante atleticano.
O volante, que ainda atua no time juvenil do Atlético, vem chamando muita atenção nos treinos e já foi observado de perto pela diretoria. Agora, com a comissão técnica de Levir, Neto foi chamado para treinar no time profissional, apesar da idade. Para o jogo desta quarta-feira (14), contra o Paraná Clube, em Curitiba, o jogador já foi relacionado e ficaria na reserva. Até o fechamento desta edição, a partida não havia começado.
Nas atividades com o time profissional na Cidade do Galo, o volante chama atenção pela boa técnica e por não se intimidar ao lado de atletas mais experientes. “Eu gostei do Neto, já observei. Ele já está conosco. Ele é muito esperto, muito bom fisicamente, aperta muito rápido. É um jogador com boas qualidades, boas características”, disse Levir Culpi.
O treinador afirma que, se Neto seguir se destacando, vai ter oportunidades rapidamente. “Tomara que ele se adapte rápido. Se ele se adaptar rapidamente, vai jogar rapidamente também”, disse Levir. “Não tem essa de esperar para colocar. Lembra do Jemerson (zagueiro)? Ele entrou em uma decisão (Recopa Sul-Americana) contra um time argentino (Lanús)”, completou o treinador, que ajudou o defensor, hoje no Monaco, a se destacar pelo Galo.
Antônio Fialho de Carvalho Neto, o Neto, natural de Guanambi (BA), nasceu em 11 de setembro de 2002. Ele chegou ao Galo em 2015, aos 13 anos. Na base, o que mais chamou atenção foi a facilidade que ele tem de fazer gols, apesar de ser volante. Foram 30 em 63 jogos, sendo 11 pelo sub-17.