Lavou a alma

Brasil x Peru: com grande atuação seleção goleia e garante liderança

Seleção atropela Peru com show em Itaquera e aguarda rival nas quartas de final

Josias Pereira - Enviado especial a São Paulo| @SuperFCoficial
22/06/19 - 18h04

As pazes com o torcedor foram seladas. O que o brasileiro gosta, como Tite disse em sua entrevista pré-jogo, é de espetáculo. Finalmente, o Brasil conseguiu trazer essa máxima contra o Peru. Insinuante e envolvente, o time verde e amarelo atropelou o rival, aplicando uma goleada por 5 a 0, na tarde deste sábado, em Itaquera, um placar quase que inteiramente construído nos 45 minutos iniciais de pé no acelerador, e ratificado na segunda etapa com Daniel Alves, em uma jogada de troca de passes que fez valer o ingresso. O último gol da seleção saiu dos pés de William, aos 44 do segundo tempo. 

O resultado coloca o Brasil nas quartas de final com a condição de primeiro lugar da chave A, com sete pontos. O próximo destino da seleção será Porto Alegre, em jogo marcado para a próxima quinta-feira, na Arena do Grêmio, às 21h30. O adversário ainda será decidido neste domingo, mas pode ser a Argentina, em um confronto bastante aguardado e imaginado para uma final. 

Pra frente, Brasil! 
Como fez bem para o Brasil o ambiente da Arena Corinthians, a verdadeira casa de Tite e de tantos outros nomes do elenco. Uma atmosfera que vibrou desde o primeiro minuto, calando os milhares de peruanos que também marcaram presença no jogo mais lotado da Copa América até então. 

A mudança no perfil da seleção veio antes do jogo, com Tite mudando a formação e mandando a campo Everton, no lugar de Richarlison, e Gabriel Jesus caindo na direita, onde vinha atuando David Neres. As duas modificações, aliadas à aproximação de Coutinho dos atacantes e também as subidas mais constantes de Daniel Alves, fizeram o Brasil se soltar e encurralar os peruanos. 
Mesmo que os rivais tenham dado certa pressão nos primeiros minutos, a seleção logo incendiou o jogo com Casemiro, após bate-rebate na área, deixar o seu em um lance fortuito aos 11 min.

Pressionando a saída de bola peruana, o Brasil chegaria ao segundo gol em um vacilo completo do goleiro Gallese, que chutou a bola em cima de Firmino. O camisa 21 retomou a posse de bola e com tranquilidade driblou o goleiro e chutou, sem olhar, fazendo o segundo. 

Depois, aos 31 min, Everton, uma das alterações de Tite, simplesmente fez uma pintura na Arena, bem à sua característica, cortou para dentro na esquerda e fuzilou a meta defendida por Gallese. O Brasil passeava e encantava. 

A sequência de troca de passes e precisão nos arremates seguiu-se na etapa final, com Daniel Alves, logo aos 8 min, fazendo outro golaço na Arena, com direito a homenagear Richarlison com a dança do pombo. Entregue o Peru ainda foi castigado de forma impiedosa com um gol de Willian, aos 44 min.  Após cobrança de escanteio curto, Everton toca para o camisa 10, que domina, limpa para o meio e arremata em um belo chute. Ele saiu do banco e fechou o caixão do time de Guerrero e cia., que dependendo dos resultados dos demais grupos pode ficar fora da Copa América. 

A seleção poderia ter feito o sexto, mas Gabriel Jesus acabou parando em Gallese. Era a chance do camisa 9 voltar a marcar após oito jogos oficiais com a seleção brasileira. No entanto, não era a noite dele em Itaquera. O Brasil segue vivo e muito mais inteiro na Copa América. Uma seleção a se temer. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia também: