No próximo domingo (6), Ronaldo Fenômeno voltará a viver a emoção de um clássico entre Atlético e Cruzeiro. Há quase três décadas, ele era apenas um garoto de 16 anos quando disputou o grande jogo do futebol mineiro pela primeira vez. Um jogo esvaziado, bem diferente dos grandes embates e públicos que o duelo sempre gerou. 

Primeiro clássico de Ronaldo parou na Justiça

Foi no dia 28 de julho de 1993, quando pouco mais de 11 mil pessoas compareceram ao Mineirão para ver o Cruzeiro vencer o Atlético por 2 a 1, em um jogo que na ocasião decidia o vice-campeão estadual, já que o quadrangular final da edição do Estadual daquele ano determinou o América como campeão, atingindo nove pontos. Cruzeiro e Atlético entraram em campo porque a segunda vaga de Minas na Copa do Brasil de 1994 pertenceria ao segundo colocado do Mineiro. 

A Federação Mineira marcou então um jogo extra entre os times e a Raposa levou a melhor por 2 a 1, vencendo com gols de Luis Fernando Flores e Nivaldo. Ronaldo entrou naquela partida substituindo Tôto. Mas a alegria pelo resultado diante do rival não durou muito porque o Atlético entrou na Justiça e conseguiu reverter a classificação celeste para a Copa do Brasil, alegando judicialmente que o critério de desempate para defiinir o vice-campeão deveria ser o número de vitórias. O Atlético tinha três vitórias e o Cruzeiro apenas duas. Com isso, o Atlético ganhou o recurso e o jogo foi registrado na história como um amistoso. Este foi o primeiro embate de Ronaldo contra o Atlético.

O show de Ronaldo contra o Atlético de Kanapkis

O Fenômeno teve ainda dois outros jogos contra o alvinegro e seguiu sem perder nenhum confronto. O segundo Cruzeiro e Atlético de Ronaldo foi, sem dúvidas, o mais inesquecível. Pelo Campeonato Mineiro de 1994, o Cruzeiro venceu o Atlético por 3 a 1, exatamente em um dia 6 de março como neste domingo. O Fenômeno marcou três gols para cima do Atlético e desconcertou o zagueiro Kanapkis, para sempre marcado pelos dribles desconcertantes do garoto de 17 anos que despontava para se tornar um dos maiores ídolos do futebol mundial. 

O último clássico de Ronaldo 

Ronaldo encontraria o Atlético pela última vez com a camisa do Cruzeiro no dia 1 de maio de 1994, quando a Raposa acabou empatando com o alvinegro por 1 a 1. O gol celeste naquele duelo foi marcado por Cleison, enquanto Gaúcho foi às redes pelo rival. 

Os clássicos de Ronaldo

Cruzeiro 2 x 1 Atlético - 28 de julho de 1993 - Amistoso - Mineirão
Atlético-MG 1 x 3 Cruzeiro - 6 de março de 1994 - Campeonato Mineiro - Mineirão
Cruzeiro 1 x 1 Atlético - 1 de maio de 1994 - Campeonato Mineiro - Mineirão