A duas rodadas para o fim da primeira fase do Campeonato Mineiro, as equipes que brigarão pelo título vão sendo definidas. O Cruzeiro ocupa a terceira colocação, com 19 pontos. A pontuação é a mesma do Athletic, mas o time de São João del Rei tem melhor saldo de gols (9 a 7) e está em segundo lugar. O Atlético lidera, com 22, e já garantiu vaga na semifinal da competição.
Conforme projeção do site Probabilidades no Futebol da UFMG, a Raposa tem 98,8% de chance de estar no mata-mata, restando seis pontos em disputa. O próximo compromisso do time comandado por Paulo Pezzolano será domingo (13), às 17h30, contra o Pouso Alegre. A equipe do Sul de Minas é a vice-lanterna, com seis pontos, e luta contra o rebaixamento. O time estrelado encerra a primeira fase diante do Patrocinense, dia 19 (sábado), às 16h30, fora de casa.
Para o matemático Moacir Martinez, a Raposa vai brigar pela vice-liderança da competição de forma direta contra o Athletic. E o especialista aposta que o Cruzeiro levará a melhor nesta disputa, pois Pouso Alegre e Patrocinense lutam contra o Patrocinense.
"A segunda e terceira colocações serão disputadas pelo Athletic e Cruzeiro porque eles vão poder ficar numa situação pau a pau. Se você me perguntar quem terminaria à frente dos dois, eu ficaria com o Cruzeiro, que vai jogar contra o Pouso Alegre e Patrocinense, dois times que estão caindo e o Cruzeiro mostrou um bom futebol contra o Atlético. Não deve ter dificuldades contra estas duas equipes. Classificação não há o que questionar. O Cruzeiro vai se classificar entre os quatro, mas acho que ele está mais para a segunda vaga. Por um azar, pode ficar em terceiro. Os jogos do Athletic serão mais difíceis. Eles vão pegar a Caldense, fora, e a Veterana precisando vencer. Depois, o Athletic terá o Villa Nova em casa" , comentou.
Embora o Cruzeiro tenha sido superado pelo Atlético por 2 a 1, no clássico desse domingo, ainda há chance matemática de terminar a primeira fase em primeiro lugar e, com isso, ter a vantagem de jogar por até dois empates em uma eventual semifinal. Para isso, será necessário vencer as duas partidas que faltam, chegar aos 25 pontos, e torcer por dois tropeços do rival e do próprio Athletic. As duas últimas rodadas do Mineiro para o Galo serão contra o Democrata, de Governador Valadares, fora de casa, e depois a Caldense, no Mineirão.
O principal objetivo celeste em 2022 é subir para a Série A. Todavia, retornar a uma final de Campeonato Mineiro pode ser um importante passo para a consolidação da equipe nesta primeira metade de temporada. E em um final de jogo único, com a possibilidade até mesmo de torcidas divididas, qualquer situação pode acontecer, colocando a disputa em pé de igualdade.
O Cruzeiro não conquista o título estadual desde o fatídico ano da queda à Segunda Divisão nacional, em 2019. Desde então, sequer passou da primeira fase em 2020, e foi eliminado pelo América, nas semifinais, em 2021.