De volta

Cruzeiro encerra novela e oficializa retorno de Gabriel Brazão ao clube

Cria da Toca reforça disputa pelo gol estrelado após confirmação de empréstimo junto à Internazionale de Milão

Por Super.FC
Publicado em 03 de março de 2022 | 17:34
 
 
Brazão foi confirmado pelo clube estrelado pelas redes sociais Reprodução/Twitter

O Cruzeiro oficializou na tarde desta quinta-feira (3) o retorno de Gabriel Brazão ao clube, encerrando uma longa novela que se arrastava desde o início da temporada. O jogador já estava em Belo Horizonte desde o dia 18 de janeiro, quando desembarcou na capital mineira. Desde então, mesmo treinando com o grupo, faltavam documentos para concretizar a transferência. 

Cruzeiro ➡️ Inter de Milão ➡️ Cruzeiro

AGORA É OFICIAL: Chegando por empréstimo, Gabriel Brazão retorna ao Cruzeiro após passagem pela Inter de Milão.

Bem-vindo de volta, Cria! 👊🦊#FechadoComOCruzeiro pic.twitter.com/c7985Z36sB

— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) March 3, 2022

Brazão chega ao Cruzeiro por empréstimo junto a Internazionale de Milão até a metade de 2023. Ele tem contrato na Itália até 30 de junho de 2024. 

Sem nunca ter atuado pelo Parma, que pagou R$ 11 milhões ao Cruzeiro para contratá-lo em janeiro de 2019, Brazão se transferiu para a Internazionale cinco meses depois, mas também não fez nenhuma partida oficial pelo clube. Acabou emprestado ao Albacete (cinco partidas) e depois, na temporada 2020/2021, ao Oviedo (apenas dois jogos oficiais).

No ano passado, quando poderia ter sua grande chance, se reapresentou a Inter no dia 5 de agosto, mas três dias depois rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e teve que passar por uma cirurgia.

Brazão foi autorizado pela Inter a dar sequência a sua recuperação no Brasil. Em setembro de 2021, ainda tendo que usar muletas, fez tratamento de fisioterapia na Toca. Em 15 de novembro, voltou a calçar as luvas, para primeiros trabalhos. No mês seguinte já estava totalmente liberado, fazendo todas as atividades de campo. Brazão tem contrato com a Inter até julho de 2024.

Histórico

Revelado na base do Cruzeiro (chegou ao clube com 14 anos), Brazão se destacou cedo, inclusive pela seleção brasileira.

Em 2017, foi eleito o melhor goleiro do Mundial Sub-17, quando o Brasil terminou em terceiro lugar na competição. No mesmo ano, ajudou o Cruzeiro a conquistar a Copa do Brasil e a Supercopa do Brasil Sub-20.

O bom desepenho na base vez com que fosse chamado para o grupo principal. A partir de 2018, passou a treinar com Fábio, Rafael e Vitor Eudes, orientados pelo treinador de goleiros Robertinho.

Em outubro de 2018, chegou a ser convocado por Tite para a seleção brasileira principal, para amistosos contra Uruguai e Camarões. No ano seguinte foi para o futebol europeu.