Os tropeços dos adversários diretos na quarta-feira deram condições para o Cruzeiro assumir a liderança do Campeonato Brasileiro, mas faltava o essencial: um empate ou a vitória celeste, que veio na noite desta quinta-feira (17/7). Atuando no Maracanã, a Raposa venceu o Fluminense por 2 a 0 e termina rodada na ponta da tabela pela primeira vez em 2025.
Sofrendo pressão durante a maioria do jogo, a equipe estrelada foi mais efetiva que a tricolor, semifinalista da Copa do Mundo de Clubes, e foi para o intervalo com 2 a 0 no placar. Os gols foram marcados pelo zagueiro Fabrício Bruno e pelo atacante Kaio Jorge, artilheiro do clube na temporada e do torneio nacional.
Com esse resultado, o clube mineiro termina esta 14ª rodada da Série A com 30 pontos, três a mais que Flamengo e Red Bull Bragantino, vice-líder e terceiro colocado, respectivamente. Enquanto o Urubu perdeu para o Santos, o Massa Bruta empatou com o São Paulo.
O jogo
Atuando em casa e sob a pressão da torcida, era natural o Fluminense propor o jogo, especialmente no início, e foi o que aconteceu. Com boas trocas de passes e infiltrações, principalmente com Arias e Solteldo, pelas pontas, o time carioca ofereceu perigo, mas esbarrou na solidez defensiva celeste.
A aposta do Cruzeiro estava nas rápidas transições, mas foi numa jogada de bola parada que a equipe abriu o placar. Aos 29 minutos do primeiro tempo, Matheus Pereira cobrou escanteio na cabeça de Fabrício Bruno que, praticamente sozinho, cabeceou para o chão e a bola morreu no alto da rede de Fábio, que nem pulou.
Sem dar tempo do Tricolor pensar, a Raposa meteu o segundo. Aos 34, Fagner roubou a bola no campo de defesa e partiu em contra-ataque; lançou para Pereira, o 10 celeste, na esquerda, que tocou no meio para o artilheiro Kaio Jorge, que entrava na área em velocidade e empurrou para o gol.
Com mais afinco pelo ataque, os donos da casa voltaram para o segundo tempo com foco em pressionar os visitantes, que passaram a ter mais dificuldades em sair de seu campo. Enquanto o Fluminense chegou diversas vezes perto do gol de Cássio, inclusive com bolas na trave, e Cruzeiro teve raras oportunidades na etapa final, mas manteve a vantagem no placar.
Futuro
Agora, o Cruzeiro dá sequência à disputa do Brasileirão diante de seu torcedor no Mineirão. No domingo (20/7), às 16h, o time encara o Juventude, atualmente na zona de rebaixamento.
Ficha técnica
O quê: Fluminense 0 x 2 Cruzeiro
Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Quando: quinta-feira, 17 de julho de 2025, às 19h30 (de Brasília)
Onde: estádio Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Juan Pablo Freytes (Renê) e Gabriel Fuentes; Martinelli (Lima), Hércules e Nonato (Kevin Serna); Jhon Arias, Yefferson Soteldo (Keno) e Germán Cano (Everaldo). Técnico: Renato Portaluppi
Cruzeiro: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kauã Prates (William); Lucas Romero, Lucas Silva, Christian (Jonathan Jesus) e Matheus Pereira (Eduardo); Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge (Gabriel Barbosa). Técnico: Leonardo Jardim
Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein (RS); Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Maurício Coelho Silva Penna (RS). VAR: Bráulio da Silva Machado (SC)
Gols: Fabrício, aos 29' do 1ºT; Kaio, aos 34' do 1ºT (CRU)
Cartões amarelos: Martinelli (FLU); Cássio e Marquinhos (CRU)