Nova proposta

Cruzeiro: Jeonbuk, da Coreia do Sul, volta a carga para contratar Rafa Silva

Com contrato terminando neste sábado (31), Rafa Silva pode ir para o Jeonbuk, da Coreia do Sul; em outubro, equipe asiática já havia demonstrado interesse no atacante

Por Frederico Teixeira
Publicado em 31 de dezembro de 2022 | 08:47
 
 
Rafa Silva, de 30 anos, pode voltar a atuar no futebol asiático Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro pode ter mais uma baixa importante em seu elenco para a próxima temporada: o atacante Rafa Silva, que tem seu vínculo com o clube celeste terminando neste sábado (31), deve se transferir para o Jeonbuk, da Coreia do Sul.

O interesse da equipe coreana no atacante já havia sido manifestado em outubro. Naquela ocasião, os representantes do jogador comunicaram o Cruzeiro sobre a possível negociação. Em termos financeiros, a proposta seria muito vantajosa para Rafa Silva.

Desta vez, a informação sobre a nova investida do Jeonbuk foi publicada inicialmente pelo perfil K-League Brazil (que faz a cobertura do campeonato coreano), e confirmada por O Tempo Sports.

As negociações entre jogador e clube já estariam avançadas, faltando apenas Rafa Silva passar por exames médicos para poder assinar contrato com o Jeonbuk.

O clube coreano quer se prevenir, principalmente em função do histórico recente de lesões de Rafa Silva. Na última delas, precisou passar por uma cirurgia no joelho direito, após sofrer ruptura total do tendão do joelho na partida contra o Sport, no dia 9 de outubro.

Operado no dia 15 de outubro, Rafa Silva perdeu o restante da temporada do Cruzeiro. Ele seguia fazendo trabalho de fisioterapia e recuperação física.

Antes, Rafa Silva também já havia ficado 'fora de combate' em outras duas oportunidades: primeiro em função de uma lesão muscular na coxa direita; depois por uma fascite plantar no pé direito. 

Até mesmo em função das lesões, apesar de ter sido oficializado pelo Cruzeiro em abril, Rafa Slva participou apenas de 18 jogos do clube na temporada, tendo marcado seis gols.

Histórico de sucesso

Rafa Silva já atuou por três equipes no futebol asiático. Primeiro no futebol japonês. De 2014 a 2016, defendeu o Albirex Niigata, tendo marcado 26 jogos e dado cinco assistências em 62 partidas. 

Com o bom desempenho, acabou contratado pelo Urawa Red Diamonds, equipe mais tradicional. Na temporada 2017/2018, fez 21 gols e deu 7 assistências em 42 jogos.

Em 2018, Rafa Silva se transferiu para o Wuhan, da China. E com direito a salário de 'estrela' (recebia em um mês praticamente o mesmo que faturou em todo o contrato com a Raposa). Em campo, acabou fazendo juz ao investimento. Em 42 partidas pela equipe, marcou 32 gols e deu nove assistências.