Após a inédita classificação à semifinal do Campeonato Brasileiro, o futebol feminino do Cruzeiro dará mais um passo importante para o fortalecimento da modalidade: a criação de sua primeira equipe de base. Com direito a seletiva para captação de atletas.

A implantação da categoria de base é um projeto destacado por Bárbara Fonseca desde que assumiu o cargo de diretora do futebol feminino do Cruzeiro, em outubro do ano passado.

Como o foco estava no duelo de volta das quartas de final do Brasileiro, diante do Red Bull Bragantino, (vitória por 2 a 0, no Independência, neste domingo), o assunto ficou momentaneamente em segundo plano, mas a reportagem de O TEMPO Sports apurou que "o martelo deve ser batido" em uma reunião nos próximos dias.

O clube ainda não confirma, mas a tendência é que o Cruzeiro monte inicialmente uma equipe feminina sub-17.

Desta forma, segundo as fontes consultadas pela reportagem, as Cabulosas teriam condições de disputar jogos também no sub-20.

O detalhe é que a base celeste será montada "do zero". Está descartada uma possível parceria com outra equipe, como ocorreu, por exemplo, na disputa da Copa São Paulo Júnior feminina do ano passado.

 Naquela ocasião, o Cruzeiro participou da competição sendo representado pelas atletas do Atlético Helenense, de São Paulo.

Já existiria até uma definição sobre quem comandará a equipe sub-17. "Está tudo engatilhado. Inclusive com o possível treinador. Depois vem o acerto com a comissão técnica", afirmou uma das fontes consultadas pela reportagem. 

Se tudo ocorrer conforme o planejado, o Cruzeiro, inclusive, deve abrir uma seletiva para captação de atletas de até 17 anos, que seria realizada ainda no final deste mês de agosto ou no início de setembro.

Sonho da Libertadores

A criação da categoria de base das Cabulosas ainda neste ano  pode "antecipar" uma etapa importante no processo de consolidação internacional do futebol feminino celeste. 

Afinal, de acordo com a determinação da Conmebol, só podem participar da Copa Libertadores feminina os clubes que também mantenham equipes de base.

E, com a vaga na semifinal do Brasileiro garantida, quando enfrentará o Palmeiras, o Cruzeiro está a um passo de transformar este sonho em realidade.

Inicialmente, o Brasil tem direito a duas vagas diretas na Libertadores feminina de 2026 (campeão e vice do Brasileiro). Entretanto, mesmo se não conseguir chegar à final, as Cabulosas ainda podem ter outra chance de disputar o torneio continental no próximo ano.

Caso algum time brasuca vença a Libertadores deste ano, o terceiro colocado do Brasileiro também ganha vaga na disputa da próxima temporada.

A edição 2025 da Libertadores feminina será realizada em outubro, com a participação de três representantes do país: Corinthians, São Paulo e Ferroviária. O Brasil teve direito a três vagas exatamente pelo fato de o Corinthians ter conquistado o torneio continental em 2024.