Novo reforço do Cruzeiro, o atacante Gilberto iniciou sua história na Toca da Raposa na tarde desta segunda-feira (23), quando passou por exames médicos. A partir de agora ele já pode iniciar os treinamentos com os novos companheiros. E ao menos um deles será um 'velho' conhecido, o que pode facilitar em seu processo de readaptação ao futebol brasileiro.

Do atual elenco celeste, Gilberto já atuou com Ramiro, por coincidência, outro jogador contratado pelo Cruzeiro para a atual temporada. O volante foi titular da equipe celeste na partida de estreia na temporada (2 a 1 sobre o Patrocinense).

Os dois atuaram juntos justamente no Al Wals, dos Emirados Árabes, último clube de Gilberto.

Emprestado pelo Corinthians, Ramiro foi para o clube árabe em julho de 2021, permancendo até o final de junho do ano seguinte. Já Gilberto foi contratado pelo Al Wasl em janeiro de 2022, a pedido do então técnico, o brasileiro Odair Hellmann.

Nos seis meses em que atuaram juntos, Gilberto e Ramiro atuaram em 15 partidas. Com os dois em campo, a equipe teve seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas, com um aproveitamento de 48,9%.

Além de Gilberto e Ramiro, neste período o Al Wasl também contava com os brasileiros Adryelson (zagueiro), Natan Felipe (lateral esquerdo), Jefferson Douglas e Leonardo Tiba (armadores) e Pottker e Luiz Henrique (atacantes).

Como enfrentavam a barreira da língua e ainda viviam em um país com cultura diferente, os brasileiros costumavam estar sempre juntos, inclusive fora dos gramados.