Principal objetivo do Cruzeiro na temporada, o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro parece ser questão de tempo. Líder isolado da Série B, o time azul soma 46 pontos em 21 jogos. São 14 vitórias e apenas três derrotas, campanha que deixa a Raposa com 99,31% de chance de voltar à elite do futebol nacional, segundo os números do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.
Mesmo com ótimo retrospecto e um cenário favorável após dois anos de péssimas campanhas na segunda divisão, o treinador uruguaio Paulo Pezzolano entende a ansiedade da torcida, mas prega cautela: “Temos que ter muita paciência, o torcedor também não pode perder a paciência, tem que saber que não vai ser como no primeiro turno. É importante alcançar o objetivo, não importa quando. Se for na última rodada, assim será. O torcedor tem que saber que todos queremos (o acesso) o quanto antes, mas para conseguir temos que encarar o próximo jogo 100%”.
No próximo sábado (6), às 19h, o Cruzeiro enfrenta o Tombense no Mineirão pela 22ª rodada da Série B. Até agora, o time celeste tem 100% de aproveitamento em casa. Pezzolano valoriza os números como mandante, “mas pode acontecer de não ganhar em algum momento”.
O treinador uruguaio afirma que elenco e comissão técnica devem pensar o campeonato jogo a jogo e se preparar dia a dia para vencer a próxima partida, e assim por diante. Para o comandante celeste, é fundamental seguir trabalhando e não pensar tanto a longo prazo.
“Estamos nos preparando todos os dias para ganhar o próximo jogo. É inevitável não pensar (no acesso), mas temos que ir jogo a jogo. Falta muito, tem que ter paciência e jogar com tudo o próximo jogo, como se fosse uma final. O Tombense vai ser um rival muito difícil”, pontua Pezzolano.