Com um início avassalador na Série B do Brasileiro, com dez vitórias, um empate e duas derrotas, o Cruzeiro também tem contado com tropeços de alguns de seus principais adversários na luta pelo acesso. E caso isso se repita, a Raposa pode fechar a 13ª rodada com 13 pontos de 'folga' no G-4 da competição.
No momento, o Cruzeiro é líder isolado da competição com 31 pontos (de 39 possíveis). O Grêmio, atual quinto colocado, soma 18.
Na abertura da rodada o time celeste já tinha sido 'beneficiado' pela derrota do Bahia para a Chapecoense por 1 a 0, em Salvador. Com isso, o time baiano estacionou nos 25 pontos e pode até perder a vice-liderança caso o Vasco (25 pontos) venca o Londrina fora de casa neste sábado (18).
Já para fechar a rodada com 13 pontos de folga no G-4, o Cruzeiro precisa contar com tropeços de três equipes no encerramento da rodada: Grêmio, Criciúma e Tombense.
Do trio, o primeiro a entrar em campo será o Criciúma (7º, com 16 pontos), que recebe o Brusque, ainda nesta sexta-feira (17), às 19h, no estádio Heriberto Hulse, em um confronto regional marcado por muita rivalidade. Para as pretensões da Raposa, o Criciúma não pode vencer.
Já o Grêmio (5º, com 18 pontos) entra em campo no sábado (18), às 11h, em Porto Alegre, para receber o Sampaio Corrêa. Neste duelo, o melhor resultado para a Raposa seria uma derrota do time gaúcho.
Por fim, o Tombense (8º, com 16 pontos), que vem reagindo na competição, visita o Novorizontino também neste sábado (18), no interior paulista, às 16h. Para que o Cruzeiro mantenha os 13 pontos de 'folga' no G-4, a equipe de Tombos também não pode vencer a partida.
E se nenhum dos resultados 'desejados' pelo Cruzeiro ocorrer? Desta forma, o time celeste manterá os mesmos 10 pontos de distância em relação ao quinto colocado que tinha antes do início da rodada.
O que o Cruzeiro precisa para abrir folga de 13 pontos no G-4:
- Tropeço do Criciúma (empate ou derrota) diante do Brusque, nesta sexta (17), às 19h, em Criciúma;
- Derrota do Grêmio diante do Sampaio Corrêa, no sábado (18), às 11h, em Porto Alegre
- Tropeço do Tombense (empate ou derrota) diante do Novorizontino, no sábado (18), às 16h, em Novo Horizonte.