O Cruzeiro pode ter mais um desfalque para encarar o Sport, terça-feira (28), às 21h30, no Mineirão, pela 15ª rodada da Série B do Brasileiro: o atacante Rafa Silva desfalcou o treinamento da equipe neste domingo (26) e virou dúvida para o confronto com o time pernambucano.
Enquanto os demais jogadores foram a campo, o atacante, de 30 anos, com um incômodo no pé direito, realizou apenas atividades internas nas dependências da Toca da Raposa.
Apesar de ter sido relacionado pelo técnico Paulo Pezzolano, Rafa Silva sequer participou da partida contra o Fluminense na última quinta (23), no duelo de ida das oitavas de final.
Na ocasião, o treinador optou pela escalação de Rodolfo ao lado de Edu no ataque. E no decorrer do jogo contra o Fluminense, Vitor Leque foi a opção ofensiva utilizada pelo técnico uruguaio.
Com a camisa celeste, Rafa Silva já participou de sete partidas, tendo marcado dois gols e dado duas assistências. Entretanto, a sua questão física ainda não é considerada ideal.
Antes de chegar ao Cruzeiro, Rafa Silva estava no futebol chinês e ficou quase dois anos afastado dos gramados. Primeiro em função da pandemia de Covid-19, já que os campeonatos na China foram suspensos. Depois em função de uma lesão.
Quando foi anunciado pela Raposa, o jogador ainda não estava completamente recuperado. Enquanto os detalhes de sua transferência eram finalizados, em um longo processo burocrático, ele já trabalhou com os profissionais do clube em busca de seu melhor recondicionamento.
Jogos de Rafa Silva pela Raposa
12/5: Cruzeiro 1x0 Remo - Entrou no 2º tempo - Assistência do gol de Edu
15/5: Náutico 0 x1 Cruzeiro - Titular, saiu no 2º tempo
3/6: Operário 1x2 Cruzeiro - Titular, saiu 2º tempo
22/5: Cruzeiro 2x0 Sampaio Corrêa - Entrou no 2º tempo, um gol, uma assistência
8/6: Cruzeiro 2x0 CRB - Titular, um gol. Saiu no 2º tempo
12/6: Vasco 1x0 Cruzeiro - Entrou no 2º tempo
16/6: Cruzeiro 2x0 Ponte Preta - Titular, saiu no 2º tempo
Se não puder contar com Rafa Silva diante do Sport, Pezzolano terá Edu, Rodolfo, Vitor Leque, Luvannor e Waguininho como opções ofensivas. Jajá, que vinha sendo o titular da equipe, também está entregue aos cuidados do departamento médico após sofrer uma lesão no joelho esquerdo durante a partida contra o Vasco, no último dia 12 de junho, pela Série B.
Com 31 pontos, o Cruzeiro é líder isolado da Série B, mesmo com um jogo a menos que a maioria de seus concorrentes (a partida contra o Ituano foi adiada para 5 de julho).
Para o duelo com o Sport, a torcida do Cruzeiro já comprou mais de 35 mil ingressos e promete fazer mais uma festa no Mineirão.