Assim que a reunião do Conselho Deliberativo que aprovou as alterações no contrato da SAF Cruzeiro foi encerrada, no final da noite desta segunda-feira (4), Ronaldo já deu o recado: não há tempo a perder porque há muito trabalho pela frente. Mas quais serão os próximos passos do Fenômeno à frente do clube celeste? O Super.FC resume os principais pontos. Alguns são mais urgentes. Outros demandam mais tempo. Confira:
1 - Transfer ban
Não há como negar: a tarefa mais urgente de Ronaldo e sua equipe é pagar as dívidas do clube, na ordem de R$ 14 milhões, com o Independiente Del Valle pela contratação do zagueiro Caicedo, em 2016, e o Atlético Acreano, pelo empréstimo do atacante Careca, em 2017.
Enquanto não quitar esse débito, o transfer ban da Fifa seguirá vigente e o clube não poderá regularizar seus novos contratados. E o processo tem que ser feito de forma bem rápida: a janela de transferências fecha na próxima terça (12). Depois o Cruzeiro só poderia voltar a inscrever jogadores a partir de 19 de julho, quando já terá disputado praticamente todo o turno da Série B do Campeonato Brasileiro.
2 - Cláusulas contratuais
Ronaldo e sua equipe precisam também acertar as últimas cláusulas do contrato de compra de 90% das ações da SAF, incluindo as alterações aprovadas pelo Conselho Deliberativo nesta segunda (4). Só a partir daí o documento será considerado válido e o Fenômeno efetivará, de fato, a negociação.
3 - Novos patrocinadores
Ronaldo revelou já ter encaminhado acerto com novos patrocinadores, que, segundo eles, estavam ansiosos pela conclusão dos trâmites burocráticos para poderem investir no clube. Conhecido mundialmente, Ronaldo tem trânsito livre - e influência - junto aos principais empresários do país, além de empresas estrangeiras, claro. Uma maior 'internacionalização' da marca Cruzeiro também é um dos objetivos.
4 - Recuperação judicial
Ronaldo afirmou que para o clube "ser viável" não há como evitar um pedido de recuperação judicial ou extrajudicial da Associação Cruzeiro. O departamento jurídico celeste terá que trabalhar em sintonia com a equipe do Fenômeno.
5 - Negociação de dívidas tributárias
As dívidas da ordem de R$ 200 milhões em dívidas tributárias assustaram Ronaldo e sua equipe. De início, o Fenômeno não teria sido avisado pelos representantes da Associação do tamanho 'do rombo'. Por isso mesmo, solicitou que as Tocas da Raposa I e II também ficassem com a SAF, até mesmo com uma espécie de 'garantia'.
6 - Regularização da Toca da Raposa
Um dos itens que mais gerou debates em relação às alterações no contrato, as Tocas da Raposa I e II passam a ser patrimônio da SAF, mas ficou garantida divisão igualitária entre SAF e Associação do lucro imobiliário em uma eventual hipótese de venda das Tocas.
Entretanto, antes mesmo de pensar em qualquer tipo de negociação, o Cruzeiro precisa primeiro regularizar os imóveis. Em umas das últimas reuniões com os conselheiros antes da votação desta segunda (4), o presidente Sérgio Santos Rodrigues lembrou a todos que "oficialmente", a Toca não é do Cruzeiro.
7 - Melhorias no Centro de Treinamento
Em várias oportunidades, Ronaldo já deixou clara sua insatisfação com o estado em que encontrou a Toca da Raposa II. Ele chegou a afirmar que o CT estava "bem largado". Serão necessários investimentos na melhoria dos gramados dos campos de treino e para a aquisição de aparelhos para a academia além de equipamentos para o departamento médico.
8 - Buscar crédito no mercado
Para tentar sanar a gigantesca dívida do clube, no decorrer dos próximos anos a SAF Cruzeiro está autorizada a realizar operação de crédito no mercado, dando inclusive imóveis da Associação em garantia.
9- Negociação com jogadores
Além da contratação de novos reforços para o grupo comandado pelo técnico Paulo Pezzolano, Ronaldo e os representantes do Departamento de Futebol têm a missão de renovar contrato de alguns jogadores do elenco. O zagueiro Eduardo Brock, por exemplo, tem vínculo só até o dia 31 de março.
10- Regularizar a base e futebol feminino
Durante o período de 'transição' para a SAF, os contratos dos jogadores da base e das atletas do futebol feminino foram alterados no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, passando para 'vínculo amador'. Agora os contratos poderão ser regularizados já no CPNJ da SAF Cruuzeiro.
Quando assinou a carta de intenção de compra das ações da SAF Cruzeiro, em dezembro de 2021, Ronaldo e sua equipe acertaram um período de 120 dias para realizarem o processo de 'transição'. A princípio, esse prazo termina no dia 18 de abril. Até lá o Fenômeno deve concretizar de fato o negócio, com a assinatura oficial do contrato.