O Brasil segue invicto sob o comando de Carlo Ancelotti. A seleção brasileira venceu o Chile por 3 a 0 na noite desta quinta-feira (4), no Maracanã (RJ), pela 17ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, com gols de Estêvão, Lucas Paquetá e Bruno Guimarães. A noite também foi marcada pela estreia do atacante Kaio Jorge, do Cruzeiro, com a amarelinha.

A partida serviu para Carlo Ancelotti fazer testes para futuras partidas da seleção, também em preparação para a Copa do Mundo de 2026. Já tranquilo com a classificação para o Mundial, a ser disputado nos Estados Unidos, México e Canadá, Carleto promoveu algumas novidades na convocação, como os cruzeirenses Fabrício Bruno e Kaio Jorge. 

Também foi mais uma oportunidade para o treinador italiano verificar o quanto a equipe já absorveu do seu estilo de jogo. O comandante ainda está em início de trabalho e teve poucos jogos para implementar sua filosofia no jogo. O embate desta noite contra o Chile foi apenas a terceira partida de Carleto à frente da equipe. 

Um exemplo de que o trabalho do italiano ainda tem muito para evoluir foi o primeiro tempo de dificuldades do Brasil, que demorou a conseguir encaixar uma jogada de real perigo contra a trancada defesa chilena. Porém a jogada coletiva que gerou o gol de Estêvão, com uma bela triangulação no meio de campo e boa movimentação de Raphinha na jogada, mostra que o caminho já foi indicado.

Invencibilidade

A vitória brasileira no Maracanã mantém também a invencibilidade de Carlo Ancelotti à frente da seleção. Até o momento, são duas vitórias e um empate, coroados com a classificação para a Copa, antes colocada em dúvida pelo desempenho anterior à chegada do italiano. O cenário dá ainda mais tranquilidade e respaldo para Carlo conduzir seu trabalho.

Kaio Jorge

Aos 25 minutos do segundo tempo, Kaio Jorge foi chamado por Carlo Ancelotti e fez sua estreia com a camisa da seleção brasileira. Convocado pela primeira vez, o jogador se mostrou participativo na partida, pressionando a defesa chilena na saída de bola e até finalizando uma jogada pelo lado esquerdo. O centroavante cruzeirense passou em branco na partida.

Fabrício Bruno de fora

Por sua vez, o zagueiro Fabrício Bruno ficou apenas no banco de reservas. O defensor estrelado, que já havia jogado pelo time canarinho no ano passado, viu da beira do gramado do Maracanã a vitória por 3 a 0 sobre os chilenos.

O jogo

Após dificuldades para furar a defesa chilena, postada bem atrás, o Brasil enfim chegou ao gol em bela jogada coletiva, que terminou com conclusão de Estêvão. Na segunda etapa, após um início sonolento, o Brasil matou a partida, com gols de Lucas Paquetá e Bruno Guimarães, ambos com assistência de Luis Henrique.

Do lado chileno, também teve atleta de um time mineiro em campo. O zagueiro Iván Román, do Atlético, atuou como titular no embate com os donos da casa.

Tabela

Com o tropeço do Equador, que empatou por 0 a 0 com o Paraguai, o Brasil subiu para a vice-liderança das Eliminatórias, com 28 pontos. Na próxima e última rodada, o Brasil enfrenta a Bolívia na cidade de El Alto, na Bolívia.