O Cruzeiro conseguiu abaixar um pouco a poeira levantada pela eliminação na primeira fase da Copa do Brasil ao garantir, neste domingo (25/2), a classificação para a semifinal do Campeonato Mineiro. Atuando no Parque do Sabiá, em Uberlândia, o time venceu o Pouso Alegre por 2 a 0, em jogo válido pela 7ª rodada da fase classificatória.

Os gols foram marcados no primeiro tempo, pelo lateral-direito William, que fez o seu primeiro em 2024, e pelo atacante Juan Dinenno, artilheiro da temporada, agora com quatro tentos. Especialmente na segunda etapa, a Raposa perdeu diversas chances, como com Matheus Pereira, que teve um pênalti defendido por Thiago Braga, um dos destaques do duelo.

Projeção

Com esse resultado, o Cruzeiro mantém a liderança do Grupo A, com 16 pontos, um a mais que o Tombense, 2º. Dessa forma, o clube pode até perder o primeiro lugar na última rodada, mas não pode ser alcançado por nenhum outro 2º colocado de outra chave, garantindo, assim, presença na próxima fase – se classificam os três líderes e o melhor segundo colocado.

Na 8ª rodada, o time celeste encara o Uberlândia – jogo será no sábado (2/3), às 16h30, no Mineirão. Equipe do Triângulo está em uma situação curiosa: 2ª colocada do Grupo B com oito pontos, pode avançar ou então terminar na lanterna, tendo que disputar um triangular final para se livrar do rebaixamento.

Neste momento, o Cruzeiro está em primeiro lugar geral no Estadual, enquanto o América, que empatou com o Atlético neste sábado (24/2), é o segundo, 15 pontos. Ou seja, se vencer o Uberlândia, independentemente de outro resultado, a Raposa será o melhor clube desta fase e leva vantagens para as próximas, como decidir os duelos em casa ou vencer o embate com empate (somando ida e volta).

+ Confira a tabela do Módulo I e os jogos

Os gols

Aos 29 minutos, Matheus Pereira deu bom passe na esquerda para Marlon, que cruzou na área e a bola sobrou para William, na direita. Quase sem ângulo, ele dominou com o peito e chutou; a bola desviou e encobriu o arqueiro do Pousão.

Já aos 40, William saiu de autor para garçom. Cruzou da direita na cabeça de Dinenno para fazer o segundo e deixar o Cruzeiro mais tranquilo no jogo.

Estreias

Os mais novos reforços do Cruzeiro estrearam neste domingo no Parque do Sabiá, ao entrarem no segundo tempo. O zagueiro Lucas Villalba substituiu Marlon na esquerda, enquanto o meio-campista José Cifuentes entrou no lugar do volante Lucas Silva.

Outro que fez a sua "estreia" nesta temporada é o meia Mateus Vital, que está no Cruzeiro desde ano passado. Ele estava lesionado, e voltou a ser relacionado apenas na rodada passada, diante do Democrata. Nesta, atou nos minutos finais.

Ficha técnica

O quê: Pouso Alegre 0 x 2 Cruzeiro

Quando: domingo, 25 de fevereiro de 2024 às 11h (de Brasília)

Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro

Onde: Parque do Sabiá, em Uberlândia

Pouso Alegre: Thiago Braga; Felipe Moreira (João Henrique), Alex Alves, Lucas Mufalo (Fillipy) e Vinício; Magno Ribeiro, Henrique Rocha (Henrique) e Léo Príncipe (Chester Richard); Lucas Nathan, Gabriel Neto e Cristian Bauer (Paulo Henrique). Técnico: Gustavo Brancão

Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon (Lucas Villalba); Lucas Romero (Filipe Machado), Lucas Silva (José Cifuentes) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Mateus Vital), Rafael Elias (Robert) e Juan Dinenno. Técnico: Nicolás Larcamón

Arbitragem: Ronei Cândido Alves; Magno Arantes Lira e Fernanda Nandrea Gomes Antunes. VAR: Michel Patrick Costa Guimarães

Gols: William aos 29' do 1ºT; Juan Dinenno aos 40' do 1ºT (CRU)

Cartões amarelos: Lucas Mufalo e Vinício (POU)