O torcedor do Cruzeiro que assistiu à vitória da equipe sub-20 por 3 a 0 sobre o Fluminense, nessa terça-feira (8/7), pode ter estranhado a presença de quatro atletas já integrados ao profissional. Isso quer dizer que eles não são considerados do time principal? Ainda são da base?

Na verdade, todos os atletas que estão no profissional e têm idade inferior a 20 anos estão disponíveis para serem utilizados da forma que o clube entender ser melhor. São os casos desses jogadores que atuaram em Nova Lima – o goleiro Otávio (19); o lateral-esquerdo Kauã Prates (16); o volante Murilo Rhikman (19); e o atacante Kaique Kenji (19).

Ou seja, suas utilizações em partidas do sub-20 – ou até mesmo do sub-17 – são definidas são definidas de acordo com o planejamento do departamento de futebol, especialmente do desejo do técnico Leonardo Jardim. Para evitar desgaste, normalmente, esses jovens citados atuam pela base em jogos em casa.

Nenhum deles, atualmente, é considerado titular. Otávio é o segundo suplente de Cássio (não jogou em 2025); Prates concorre com Kaiki (jogou quatro vezes nesta temporada); Murilo atua na mesma posição que Romero, Lucas Silva e Walace, por exemplo (realizou cinco jogos); e Kenji disputa com atletas como Wanderson, Marquinhos e Lautaro (cinco atuações).

Outro jogador que deve passar a treinar mais entre os profissionais e ser relacionado para jogos é o meia-atacante Cauan Baptistella, que acabou de assinar novo contrato.

Assim que chegou a Belo Horizonte, uma das primeiras ações de Jardim foi levar de volta à Toca da Raposa 2 os trabalhos da equipe sub-20, atualmente chefiada por Luciano Dias. Com os treinamentos no mesmo local da equipe principal, o português pode observar mais de perto os garotos e trabalhá-los.

Brasileiro sub-20

O duelo com o Fluminense foi válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro sub-20 – faltam duas na fase classificatória. O Cruzeiro é o atual 3º colocado e está garantido nas quartas de final.

A partida foi acompanhada, no estádio Castor Cifuentes, por experientes atletas da Raposa: pelo zagueiro Lucas Villalba e pelo volante Lucas Silva.