Lista

De Adilson a Tostão: novo presidente aponta os maiores da história do Cruzeiro

Sérgio Santos Rodrigues, eleito nessa quinta, citou dez nomes que defenderam o clube em tempos distintos

Adilson Batista, Dirceu Lopes e Tostão foram eleitos por Sérgio como três dos maiores jogadores da história do clube | Foto: Divulgação/Cruzeiro, Divulgação/Cruzeiro e Reprodução
Isabelly Morais| @isabellymoraiis
22/05/20 - 10h30

Sérgio Santos Rodrigues terá sete meses para comandar o Cruzeiro no mandato para o qual foi eleito nessa quinta (21). Aos 37 anos, viu de perto as conquistas do clube especialmente da década de 90 para cá e opinou, ao SuperFC, sobre os maiores jogadores da história da Raposa. Com uma lista que vai de Adilson a Tostão, citou dez nomes, sem destacar ordem de preferência.

"Sempre vai haver uma injustiça, mas vamos lá (não é uma ordem de preferência): Dirceu, Tostão, Raul, Zé Carlos, Douglas, Adilson, Nonato, Ronaldo, Alex e Fábio", destacou o novo presidente do Cruzeiro.

Dirceu, Raul e Tostão conquistaram a Taça Brasil de 1966, primeiro Brasileiro do clube, que revolucionou a história da Raposa. Raul, assim como Zé Carlos, conquistou também a Libertadores da América de 1976. Esses nomes aparecem com frequência na relação dos maiores que defenderam o clube.

O volante Douglas atuou pelo time profissional do Cruzeiro na década de 80, um período de seca de títulos. Chegou a defender outros clubes, sendo vitorioso na década de 90 ao retornar à Raposa. Conquistou a Supercopa Libertadores de 92 e a Copa do Brasil de 93, além de quatro Mineiros.

Adilson Batista, que até pouco tempo estava no comando técnico do clube, também atuou dentro das quatro linhas pelo Cruzeiro. O ex-zagueiro defendeu a Raposa entre 1989 e 1993.

Nonato, eleito por muitos como um dos maiores laterais-esquerdos da história do Cruzeiro, defendeu o clube de 1990 a 1997, em um elenco que faturou duas Copas do Brasil (1993 e 1996), duas Supercopas (1991 e 1992) e uma Libertadores (1997).

Ronaldo, eleito por Sérgio ao SuperFC como o maior ídolo que já viu jogar pelo Cruzeiro, chegou à base da Raposa na década de 90 e defendeu o clube em 1993 e 1994. Alex, um dos maiores meias da história da Raposa, foi o principal nome da Tríplice Coroa, com as conquistas do Mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileiro, em 2003.

Já o goleiro Fábio, único da lista de Sérgio que ainda defende o clube, é o atleta que mais defendeu a camisa cruzeirense na história. O goleiro soma a notável marca de 883 jogos pelo Cruzeiro e está desde 2005 na Raposa.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.