Além de não ter o certificado em dia para realizar voos, o helicóptero que sobrevoou o Mineirão na última quinta-feira (16), durante o duelo entre Cruzeiro x Ponte Preta, pela Série B do Brasileiro, não tinha autorização da empresa proprietária da aeronave para realizar a ação.
A MHE Participações e Empreendimentos, dona do helicóptero informou que a aeronave estava em manutenção, em responsabilidade da empresa HBR. Segundo a MHE, o voo aconteceu sem o conhecimento da própria empresa proprietária e que irá tomar medidas cabíveis contra os responsáveis pelo ocorrido.
É importante lembrar que o helicóptero não possuía o certificado em dia para realizar voos, além de o voo ter infringido as leis de aviação, já que sobrevoou a uma distância muito próxima da cobertura do estádio. Mesmo assim, a empresa HBR solicitou uma autorização especial junto à Anac (Agência Nacional de Aviação) para realizar o voo.
Procurada pela reportagem, a HBR, por meio de sua assessoria de comunicação, preferiu não se manifestar: "A respeito do caso, não temos nada a declarar", resumiu nota emitida pela empresa de manutenção de aeronaves.
Confira a nota oficial emitida pela empresa proprietária do helicóptero:
"A MHE PARTICIPAÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA informa, por meio da presente nota, que tomou conhecimento pela imprensa e redes sociais que o helicóptero matrícula PR-VJX, de sua propriedade, realizou sobrevoo no estádio Magalhães Pinto - Mineirão, durante o jogo do Cruzeiro, ontem - dia 16 de Junho de 2022.
A MHE esclarece que a referida aeronave se encontra na empresa de manutenção de aeronaves HBR, desde janeiro de 2022, realizando manutenção prevista no calendário regular da fabricante, ainda não tendo sido formalmente restituída.
O ato praticado foi realizado em absoluta revelia da MHE, não tendo a mesma sido comunicada, inclusive, da intenção da oficina e/ou da tripulação da aeronave em realizar algum voo no equipamento.
Os sócios da MHE repudiam os atos praticados pelos pilotos da aeronave que, repita-se: foram praticados em absoluta revelia da MHE e reitera que sempre zelou pela total e irrestrita observância às normas e regulamentos aeronáuticos na operação da referida aeronave.
Por fim, a MHE informa que já está tomando todas as medidas cabíveis contra os responsáveis pelo ato praticado, sem prejuízo da apuração da postura da empresa de manutenção HBR AVIAÇÃO S/A, em relação ao voo, tendo em vista ser a mesma a responsável pela guarda e custódia da aeronave durante todo o processo de manutenção.
MHE PARTICIPAÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA"