O Mineirão ficará pequeno para a empolgação da torcida do Cruzeiro neste domingo (22): com mais de 53 mil ingressos vendidos antecipadamente, a China Azul empurrará o time em busca da vitória sobre o Sampaio Corrêa, a partir de 11h, pela oitava rodada da Série B do Brasileiro. Caso conquiste os três pontos, a Raposa ampliará sua folga no G-4, abrindo seis pontos de vantagem para o Novorizontino, atual 5º colocado da competição.
A Raposa chega embalada por uma sequência de cinco vitórias, sendo quatro pela Série B (Náutico, Grêmio, Chapecoense e Londrina) e uma pela Copa do Brasil, diante do Remo. E com o 'bônus' de não ter sofrido gols em nenhuma destas partidas.
A melhoria do setor defensivo da equipe veio justamente depois que o técnico Paulo Pezzolano passou a adotar a formação com três zagueiros - Brock, Oliveira e Zé Ivaldo. Além disso, também pesou a grande fase do goleiro Rafael Cabral.
Se não tiver a meta vazada diante do Sampaio Corrêa, Cabral vai superar ninguém menos do que o seu antecessor Fábio, ídolo da torcida celeste. Nos seus mais de 15 anos como titular da Raposa, Fábio nunca emendou seis partidas sem sofrer gols.
Se diante do Náutico Pezzolano poupou alguns jogadores que estavam mais desgastados, neste domingo, diante do Sampaio Corrêa, deve voltar a escalar força máxima. A única ausência deve ser mesmo o lateral esquerdo Matheus Bidu, que se recupera de desgaste muscular e não treinou com o grupo no decorrer da semana. Rafael Santos deve seguir no time.
Em termos de escalação, fica a dúvida se Pezzolano manterá a formação com três atacantes, voltando a apostar em Jajá, Edu e Luvannor. Os dois primeiros, que vinham em uma sequência puxada de jogos, sequer foram acionados diante do Náutico. Luvannor entrou no decorrer da segunda etapa.
Canesin, totalmente recuperado de lesão, corre por fora por um lugar no time, podendo entrar na vaga do próprio Luvannor. Assim, a equipe ficaria com três homens no meio e contaria com o apoio dos laterais para municiar Jajá e Edu.
No elenco celeste todos os jogadores destacaram a presença em massa da torcida como um favor decisivo para o bom momento da equipe, mas fizeram questão de ressaltar que o 'clima de festa' não 'contaminará' o time em campo.
"Fico muito feliz com a mobilização do torcedor. O torcedor está chegando junto com a gente. Isso mostra também nosso trabalho dentro de campo. Estamos muito felizes. Espero que o torcedor possa lotar o Mineirão e a gente seguir em busca dos nossos objetivos", afirmou o volante Neto Moura, titular da equipe desde que foi contratado junto ao Mirassol.
Outro lado
Do lado do Sampaio Corrêa, o técnico mineiro Léo Condé admite que o favoritismo é todo do Cruzeiro, mas promete que sua equipe "tentará dificultar" ao máximo as coisas para a Raposa.
Em relação a escalação, ele deve repetir o time que venceu o Vila Nova na última rodada, "em nossa melhor apresentação até aqui", afirma Condé. A única dúvida está sobre o possível retorno do zagueiro Joécio, recuperado de lesão. Se o treinador preferir preservá-lo, Alan Godói seguirá como titular.
Apesar de estar apenas nas posições intermediárias da tabela de classificação, o Sampaio Corrêa tem um dos melhores ataques da competição, já tendo marcadoi oito gols em sete partidas.
Ficha Técnica
Cruzeiro x Sampaio Corrêa
Cruzeiro
Rafael Cabral; Eduardo Brock, Oliveira e Zé Ivaldo; Geovane, Willian Oliveira, Neto Moura e Rafael Santos; Jajá, Edu e Luvannor (Canesin)
Técnico: Paulo Pezzolano
Sampaio Corrêa
Luiz Daniel; Mateusinho, Alan Godói (Joécio), Nilson Júnior e João Victor; André Luiz, Eloir e Ricardo Capanema; Pimentinha, Gabriel Poveda e Ygor Catatau
Técnico: Léo Condé
Motivo: 8ª rodada da Série B 2022
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 11h
Árbitro: Jefferson Ferreira de Morais (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence (GO)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Transmissão: Rádio Super 91.7 FM e Premiere