No domingo (18), faz um ano que Ronaldo assinou contrato de intenção na compra da SAF do Cruzeiro. Desde então, o clube passou por diversas mudanças, tanto na parte esportiva quanto na parte financeira.
Antes mesmo de assinar em definitivo a compra de 90% das ações da SAF do Cruzeiro, Ronaldo e sua equipe já trabalhavam dentro do clube, implementando o que seria a nova gestão da Raposa daí em diante.
Veja abaixo 5 mudanças no Cruzeiro nas áreas administrativa e econômica:
O contrato
Após assinar o pré-contrato de intenção de compra da SAF, com validade para 120 dias, prazo que expiraria em 18 de abril deste ano, Ronaldo resolveu se adiantar. E no dia 14 de abril de 2022 concretizou, de fato, a transação, na qual comprou 90% da SAF do Cruzeiro pelo valor de R$1 bilhão.
Durante o processo, idas e vinda no contrato. Para que o negócio fosse concretizado, Ronaldo pediu a inclusão das Tocas I e II sob sua responsabilidade, além da recuperação judicial ou extrajudicial do clube, parte que ficaria a cargo da Associação e dos conselheiros, que ainda detém o controle da sede do Barro Preto e dos clubes de lazer.
Contas em dia
Em campo, Ronaldo montou um time com vencimentos na casa dos R$ 3 milhões, sem muitas estrelas, mas que se provou bastante eficiente. O elenco agora comandado por Paulo Pezzolano disputou a final do Campeonato Mineiro, foi até as oitavas de final da Copa do Brasil e garantiu o acesso com o título da Série B.
Conselho Consultivo
Um conselho consultivo, formado por 'notáveis', ajuda Ronaldo na tomada de decisões à frente do Cruzeiro. Especialistas de diversas áreas procuram e orientam sobre jogadores, mercado da bola, e como se posicionar mediante o mercado da bola. Nomes como os de Pedro Mesquita, da XP Investimentos, que foi um dos responsáveis por intermediar a compra da SAF, Eduardo Navarro, diretor global da Telefónica Espanha, Denis Caldeira, gestor de diversas grandes empresas do país, e Nicola Calicchio, do Morgan Stanley, além de Amir Cunha, Ricardo Dias e Lilian Guimarães, estariam na lista de conselheiros de Ronaldo.
Prestígio
Se antes, ninguém queria vir jogar no Cruzeiro, agora a situação é outra. Peças fundamentais no elenco de 2022, como Edu e Filipe Machado, nunca esconderam a alegria em estar em um time de Ronaldo. O próprio “patrão” tinha como uma das metas resgatar esse prestígio do clube estrelado.
“Mais do que recuperar o clube, o nosso objetivo era recuperar o orgulho cruzeirense. Por isso, comecei a desenvolver uma estratégia de comunicação voltada para a nossa torcida e isso se mantém. É uma forma de estar próximo e educar o nosso torcedor, abordando assuntos importantes, como o fim dos cânticos homofóbicos nas arquibancadas”, salientou Ronaldo, durante evento da XP Investimentos em agosto deste ano.
Imersão no Metaverso, sócio-torcedor e mercado digital
O Cruzeiro aderiu ao movimento das moedas digitais e ao mercado dos tokens não fungíveis, NFTs, e lançou sua própria moeda digital, o Fan Token CRZ. Além disso, para engajar a torcida, produziu o Big Blue, para divulgar a marca, produtos e canais do Cruzeiro, além de criar o maior banco de dados de torcedores que o clube já teve. O evento durou três horas e explicou ao torcedor o passo a passo da SAF do Cruzeiro. Também teve momentos de interação e descontração, além de bate-papo com eternos ídolos do Cruzeiro.
Programa de sócios-torcedores
Com uma equipe de diretores especialistas em diversas áreas do mercado da bola, Ronaldo, em suas primeiras interações com o novo clube, laçou o coração da torcida. E, de cara, anunciou a reestruturação do programa de sócios-torcedores. Se antes eram pouco mais de 10 mil afiliados, agora, são quase 70 mil. E o dono da SAF ainda almeja alcançar 100 mil sócios até a disputa da Série A, em 2023. Com as novas adesões desde então, estima-se que o Cruzeiro tenha faturado mais de R$ 20 milhões, uma nova fonte de receita.