Com 100% de aproveitamento como mandante na Série B do Brasileiro, o Cruzeiro tem o retrospecto a seu favor para tentar manter esta marca diante do Tombense, sábado, às 19h, no Mineirão, pela 22ª rodada da competição: até hoje, a equipe de Tombos só venceu a Raposa uma única vez no Gigante da Pampulha.

 O único triunfo do Tombense ocorreu em 5 de abril de 2015, pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro.

Naquela ocasião, o Cruzeiro era considerado amplo favorito. Afinal, o time, comandado pelo técnico Marcelo Oliveira, vinha brilhando nos dois anos anteriores, tendo conquistado o bicampeonato brasileiro em 2013 e 2014.

A equipe contava com um elenco recheado de jogadores de renome, como o goleiro Fábio, os zagueiros Dedé, Manoel e Paulo André (hoje dirigente da Raposa), os laterais Ceará e Mena, o volante Henrique, os meias Arrascaeta e Júlio Baptista e o atacante Leandro Damião, entre outros. 

Já o Tombense, então dirigido pelo técnico Júnior Lopes, tinha um elenco bem mais modesto, mas chegava para a partida com a necessidade de vencer para se garantir na semfinal da competição.

A maioria dos 9.381 torcedores que compareceram ao Mineirão naquela tarde tinha praticamente 'certeza' de que o Cruzeiro conquistaria os três pontos, mesmo que a equipe celeste tivesse cinco desfalques: Ceará, Dedé, Willian Farias, Júlio Baptista e Marquinhos, lesionados.

Dentro de campo, o início da partida começou favorável para o Cruzeiro. O time celeste abriu o placar aos 31 minutos do primeiro tempo, com Leandro Damião, após grande jogada de Alisson pela direita. Mas o Tombense empatou ainda aos 44, com o centroavante Jonatan, formado na base da Raposa.

Já pensando nas semifinais, o técnico Marcelo Oliveira promoveu mudanças na equipe no intervalo, 'poupando' Arrascaeta. O jogo ficou morno, mas o time visitante conseguiu a virada aos 15 minutos do segundo tempo, com um gol de Coutinho.

Daí em diante, o Cruzeiro pressionou, mas parou no goleiro Darley e também na trave (com o camaronês Joel). No final, a derrota inesperada por 2 a 1 acabou decretando um precoce encontro com o arquirrival Atlético nas semifinais do Estadual.

Com o triunfo, a equipe de Tombos também se classificou à semifinal, para encarar a Caldense. No fim, tanto o Cruzeiro quanto o Tombense acabaram eliminados.

Na Série B deste ano, o Cruzeiro é líder isolado, com 46 pontos. Já o Tombense é o quinto colocado, com 32. Até aqui, o time celeste venceu os dez jogos que fez como mandante na competição (nove deles disputados no Mineirão).

Cruzeiro 1 x 2 Tombense

Data: 5 de abril de 2015
Motivo: 11ª rodada Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Gols: Leandro Damião (C); Jonatan e Coutinho (T)

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Manoel, Paulo André e Mena; Henrique, Charles (Joel), Alisson e Arrascaeta (Marcos Vinícius), Judivan (Gabriel Xavier) e Leandro Damião
Técnico: Marcelo Oliveira

Tombense
Darley; Gedeílson, Heitor, Alexandre e Anderson; Coutinho, Mateus, Betinho e Rafael Pernão (Djair); Jean (Daniel Amorim) e Jonatan (Lucas Silva)
Técnico: Júnior Lopes