O Cruzeiro está em situação confortável na busca por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil 2025. A Raposa decide a classificação na próxima quinta-feira (11), às 19h30, no Mineirão, contra o grande rival Atlético. Após vencer o jogo de ida por 2 a 0, o time estrelado pode empatar ou até perder por um gol de diferença para se classificar. E tendo em vista o retrospecto na temporada 2025, a torcida celeste tem motivos para confiar na vaga.
Para ser eliminada da Copa do Brasil, a Raposa teria que perder por três ou mais gols de diferença - o que desclassificaria o time já no tempo normal – ou perder por dois gols de diferença e ser derrotada na disputa de pênaltis. De todos os 43 jogos que a equipe azul fez na temporada até o momento, apenas dois terminaram com placares que se encaixam em uma destas condições.
O único duelo em que o Cruzeiro perdeu por um placar que o eliminaria da Copa do Brasil no tempo normal foi na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, a Raposa foi a Porto Alegre (RS) e perdeu por 3 a 0 para o Internacional. O trabalho do técnico Leonardo Jardim estava no começo e ainda não havia ‘encaixado’. Além do mais, a equipe celeste jogou a maioria da partida com um atleta a menos, já que o zagueiro Jonathan Jesus foi expulso, de forma polêmica, aos 20 minutos do primeiro tempo.
Também foi apenas uma vez na temporada em que o Cruzeiro sofreu uma derrota por dois gols de diferença, que levaria a disputa para os pênaltis. E essa derrota foi exatamente contra o Atlético, adversário da próxima quinta-feira (11), e em cenário parecido: no Mineirão e apenas com torcedores do Cruzeiro. No clássico válido pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro, o time alvinegro venceu por 2 a 0.
No duelo, a equipe celeste ainda era comandada pelo técnico interino Wesley Carvalho – Leonardo Jardim já tinha sido contratado e assistiu ao jogo do camarote. E novamente, a Raposa disputou a maioria do confronto com um a menos, pois Gabigol foi expulso aos 30 minutos da etapa inicial.
Todas as outras oito derrotas do Cruzeiro na temporada (a Raposa perdeu dez jogos em 2025, no total) foram apenas por um gol de diferença, o que seria insuficiente para ameaçar a classificação estrelada. Nas outras 33 partidas em 2025, o time estrelado empatou ou venceu, resultados que, caso se repitam, asseguram a vaga na semifinal da Copa do Brasil à equipe azul.